IFRN conquista Prêmio IEL de Estágio nas categorias ensino técnico e superior​

23/08/2019


 
O IFRN recebeu 2 troféus no Prêmio IEL de Estágio 2019, que aconteceu nesta quarta-feira, às 16h, na Casa da Indústria, em Natal. A instituição foi a vencedora nas duas categorias nas quais concorreu: Melhor Instituição de Ensino Técnico e Melhor Instituição de Ensino Superior. Na primeira, concorreu com o CT Gás. Na categoria ensino superior, concorreu com a UFRN e a UNI-RN. Após este prêmio, em uma nova disputa, o IFRN concorrerá com os primeiros lugares do Brasil para participar da seletiva nacional que acontece no mês de setembro, em Salvador/BA. 
 
Estiveram presentes para receber a premiação o reitor Wyllys Farkatt; o assessor de Relações com o Mundo do Trabalho, Thiago Loureiro, e o economista Marcus Sampaio, da Pró-Reitoria de Extensão; o diretor de Extensão do Campus Natal-Central, Renier Dantas, e o servidor Glauber Costa, também da Diretoria de Extensão.
 
O IFRN já foi premiado em outras edições do evento. Em 2014, Pedro Victor Granjeiro Paiva, estudante do curso técnico integrado em Mecânica do Campus Natal-Central, estagiando na empresa Nutriday, foi o primeiro colocado na categoria Média Empresa, sendo classificado em 2º lugar na etapa nacional. Já no ano passado, o Instituto conquistou o 1º lugar na categoria Instituição de Ensino Médio e Técnico.
 
Wyllys Farkatt, reitor do IFRN, em seu discurso de recebimento dos prêmios, destacou o valor do reconhecimento do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) pelo trabalho feito no IF: "É um trabalho feito em equipe. Aqui temos o Thiago, o Marcus... Trabalhamos junto com os nossos conselheiros, aos quais temos muito o que agradecer pela parceria", declarou.
 
Sobre a premiação de Melhor Instituição de Ensino Superior, categoria na qual o Instituto concorreu com a UFRN e a UNI-RN, Wyllys "Não somos uma universidade. Por lei, nós garantimos uma grande porcentagem de vagas para cursos de nível técnico. Mas também oferecemos cursos de graduação e pós-graduação, e nossos cursos são muito bem avaliados pelo MEC, com notas 4 e 5", afirmou.
 
Dados
 
No IFRN, os estágios são incentivados e acompanhados pela Pró-Reitoria de Extensão, através da Assessoria de Relações com o Mundo do Trabalho. Em 5 anos, o Instituto registrou 3.247 estudantes no IEL na busca por estágios. Em 2018, aumentou em 21% as parcerias para inserção dos alunos no mundo do trabalho, alcançando o número de 957 estudantes atuando como estagiários ou Jovem Aprendiz. Todos os estágios são acompanhados através do Suap, sistema administrativo e acadêmico da Instituição. No sistema, os supervisores avaliam os estagiários do IFRN com uma média de 9,4, considerado um desempenho excelente.