Conecte-SER: Cláudia Fragoso fala sobre evento que acontecerá em Natal

13/03/2018

Por: Redação do PN
Foto: Divulgação

Acontecerá, entre os dias 17 e 18 de março, o “Conecte-SER”. No primeiro dia, sábado, será realizado nos turnos matutino e vespertino, enquanto no domingo será apenas pela manhã, de 8h até 12h.

“A proposta do evento é possibilitar o autoconhecimento. Quem participa do evento aprende a se ouvir mais, conhecer melhor quem realmente é”, afirma Cláudia Fragoso. Acerca do surgimento da ideia de iniciar este evento, diz que foi a partir de sua percepção do quão desconectadas as pessoas se revelam hoje.

“Vivem, mas não vivem”, dispara a respeito daqueles que não param para refletir sobre o que realmente estão fazendo, sobre o sentido de suas vidas. A falta de disponibilidade para ouvir o outro, a conversa virtual à mesa constituem-se indícios do uso excessivo das redes sociais. A psicóloga destaca que a internet é indispensável para as vidas pessoal e laboral, enfatiza, no entanto, o perigo de tornar-se um refém deste recurso fundamental.

A irritabilidade também se apresenta como uma consequência da falta de autoconhecimento. O estresse cotidiano pode ser reduzido se pararmos para admirar momentos simples e gratuitos, como olhar o mar, as flores, a natureza. Em adição a isso, há, ainda, as técnicas de percepção da respiração. A psicologia sugere que paremos para analisar como anda o nosso processo respiratório, se está ofegante, se está acelerado. Revela, então, que esta simples análise pode nos conduzir ao início da essencial jornada de autoconhecimento.