Presidente da ANOREG-RN fala sobre dinâmica dos cartórios

03/05/2015


Foto: Tiago Rebolo
O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Norte (ANOREG-RN), Francisco Araújo Fernandes, concedeu na última segunda-feira (27) uma entrevista à equipe de reportagem da InterTV Cabugi, afiliada da TV Globo no estado.
 
Fernandes explicou a importância da atividade notarial e de registro, destacando que os cartórios exercem uma função primordial, que é a de garantir segurança jurídica para os nossos atos. “Por natureza, a atividade notarial e de registro é mista, pois consiste na realização de serviço público por um particular”, frisou Fernandes, enaltecendo que, para alguém se tornar tabelião de uma serventia extrajudicial, é preciso realizar concurso público de provas e títulos.
 
Além disso, o presidente da Associação falou a respeito da dinâmica de funcionamento dos cartórios, pontuando que cada serventia tem as suas responsabilidades e atividades determinadas. “Todo cartório guarda notas e a determinadas serventias é atribuída a possibilidade de efetuar registros”, colocou Fernandes.
 
A entrevista ainda abordou outros pontos importantes, como as exigências que são impostas a quem se candidata num concurso de provas e títulos para ser titular de um cartório. De acordo com Fernandes, além de ser bacharel em Direito, o candidato precisa ter uma conduta alinhada. “Nossa função é garantir segurança jurídica aos atos. Por isso, tantas exigências”, explicou Fernandes.