Jan Varela

Advogado, jornalista, Assessor de Procurador Estadual – PGE, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e Cidadania – COEDHUCI.

Francisco e Mujica são símbolos da Luta pelos Direitos Humanos

19/05/2025 12h30

 

Em tempos marcados por desigualdades profundas, conflitos armados, intolerância e destruição ambiental, o compromisso com os direitos humanos ressurge como uma necessidade urgente. Nesse cenário, figuras como o Papa Francisco e José “Pepe” Mujica representam, cada qual a seu modo, pilares dessa luta — um pela fé, outro pela resistência, simbolizam uma ética que se ancora na dignidade humana, na justiça social e na compaixão ativa pelos que mais sofrem.

 

O Papa Francisco, primeiro pontífice jesuíta e latino-americano, fez do seu ministério uma trincheira contra a exclusão e a indiferença. Com sua simplicidade e sua crítica corajosa ao sistema econômico excludente apontou para uma concepção de direitos humanos que não se limita ao campo jurídico, mas se estende à vida concreta. Francisco abraçou os marginalizados, promoveu os diálogos inter-religiosos e incentivou a participação popular como forma legítima de transformação social.

 

Do outro lado, Pepe Mujica percorreu os caminhos da luta armada até chegar a presidência da República do Uruguai. Um guerrilheiro tupamaro, torturado e preso por mais de uma década, Mujica saiu do cárcere com um profundo senso humanista.

 

Francisco e Mujica, são atores de uma América Latina forjada em resistência, fé e esperança. A trajetória de cada um nos ensina que os direitos humanos não se conquistam apenas com leis ou tratados, mas com escolhas diárias que desafiam o poder e afirmam a dignidade humana.

 

Jan Varela, advogado, jornalista, presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e Cidadania – COEDHUCI-RN

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).