A Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVARN), é uma associação literária e artística de utilidade pública, democrática, sem fins lucrativos, com 27 anos de existência e 68 associados de importante atuação no meio cultural do Estado. Nesta coluna, dominicalmente os leitores serão contemplados com autores e autoras de diversos estilos e gêneros literários.
Prezados leitores,
Na coluna da SPVARN desse domingo, iremos apreciar um texto escrito por nossa confreira ARIADNY MOREIRA, filha de Judite e seu Louro, mãe da cordelista Sofya Julyana e do Matheus. Moradora de Serra de São Bento, ela é professora da rede estadual de ensino, membro da Sociedade de Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte – SPVA/RN e sócia-fundadora da Academia de Letras e Artes de Serra de São Bento e Região (ASLA). Tem diversas publicações literárias em antologias e livros “Nossos contos em versos e prosas” em parceria com o poeta Gil Ribeiro, “A Serra Narrada por mim” inédito e o livro infantil “Matheus o menino conectado com a vida”.
Na casa das letras belas,
Onde a arte tem altar,
Brilham plumas, tintas, telas,
Versos, prosa e desfilar.
Cada mente é uma centelha
Que só sabe iluminar.
(Ariadny Moreira)
Fui impulsionada pela colega e poetisa, Geralda Efigênia a criar a Academia de Letras e Artes de Serra de São Bento (ASLA). Aceitei o desafio, mesmo sabendo de todas as dificuldades.
Para fortalecer a luta e somar com os municípios vizinhos também de pequena população, resolvi convidar escritores e artistas que aceitassem a missão do pioneirismo. Um ato de valorização da nossa cultura e arte.
Pode ser natural para alguns pensarem que não somos ainda referência para estar em uma Academia de Letras e Artes, mas a motivação se torna maior, precisamos fomentar a cultura e a arte nas cidades pequenas, pois ter essa representatividade oficializada nos fortalece.
Com isso iniciamos as mobilizações e logo conquistamos uma sede provisória na Casa da Cultura. Elaboramos o estatuto da Academia e o apresentamos à comunidade. A partir daí, passamos a pesquisar nomes e a história de prováveis patronos e patronas para cada uma das cadeiras da nossa Academia. Foram tomadas outras providências necessárias e, em fevereiro de 2025, nasceu a Academia de Letras e Artes de Serra de São Bento e Região – ASLA.
Em nossa Academia temos as Letras representadas por: Literatura, Cordel, Poesia Oral e Repente. As Artes correspondem a: Gastronomia; Arquitetura; Fotografia; Pintura; Artesanato; Danças típicas; Moda; Escultura; Música e Teatro. Tudo isso evidencia a riqueza da nossa diversidade cultural e artística.
Os municípios abrangidos e considerados como integrantes da nossa Academia, além de Serra de São Bento, são: Monte das Gameleiras e Passa e Fica.
Com esta iniciativa de criar uma Academia esperamos que as Letras, as Artes e a Cultura da Região Agreste recebam a valorização que merecem. Fazemos votos de que autores e autoras e demais artistas, sejam poetas ou prosadores, possam contar com uma Academia de Letras e Artes forte e atuante, que divulgue o trabalho de toda a classe artística da região abrangida.
Um viva às Letras, à Arte e à Cultura!
Para conhecer mais sobre a poética e atuação da escritora e educadora Ariadny Moreira é só entrar em contato conosco através de nossas redes sociai.
ATÉ BREVE!
Conexões poéticas SPVA:
E-mail: sociedadedospoetasvivosrn@gmail.com
Instagram: @spvarn.oficial
Facebook: SPVA DEBATE LITERÁRIO VIRTUAL
Youtube: SPVARN
Revisão: José de Castro
Coordenação da coluna no âmbito da SPVARN: Adélia Costa
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).