Mestranda em Análise Ambiental Integrada do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo, foi coautora do capítulo 2 “O Impacto Ambiental durante a pandemia da COVID-19: Relação entre a poluição atmosférica e o isolamento social Brasil” do livro “Análise Ambiental Integrada em contextos de pandemia o velho e o novo normal: aprendizados e reflexões sobre impactos socioambientais da covid-19”, publicado em janeiro de 2023.
Sustentabilidade
Diante do atual cenário ambiental, termos como sustentabilidade tornaram-se comuns; a cada dia empresas, organizações e meios de comunicações adotam o termo como base para suas políticas e ações.
Mas, o que significa sustentabilidade? Onde surgiu este termo?
A palavra “sustentável” vem do latim sustentare que significa sustentar, defender, conservar, cuidar.
Apesar de parecer recente, o conceito de sustentabilidade começou a ser apresentado em 1972, em Estocolmo, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano.
Em 1983, após avaliação dos dez anos da Conferência em Estocolmo, a Assembleia Geral da ONU criou a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, coordenada pela então primeira ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland, com o objetivo de promover reuniões em todo o mundo e documentar as discussões.
Em 1987, essas reuniões resultaram no Relatório “Nosso Futuro Comum”, mais conhecido como Relatório Brundtland em homenagem à primeira ministra. Esse documento trouxe um novo conceito – o desenvolvimento sustentável, definido como o tipo de desenvolvimento que “satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
Com base nessa definição, desconstruímos a imagem de que sustentabilidade são apenas florestas, rios e a biodiversidade propriamente dita. A sustentabilidade, então seria o equilíbrio do que precisamos para viver em sociedade e o respeito aos recursos naturais. Para se alcançar esse equilíbrio, três pilares (o ambiental, o social e o econômico) precisam estar conectados e em harmonia.
Pilar Social: Garantir o bem-estar (paz, saúde, educação, lazer) e condições dignas do ser humano sem distinção de qualquer natureza, seja de raça, cor, sexo, riqueza ou qualquer outra.
Pilar Ambiental: Respeitando, preservando o meio ambiente (fauna, flora, água, ar, solo), afim de promover o consumo responsável dos recursos naturais.
Pilar Econômico: Produzir, distribuir e consumir de forma responsável, respeitando os seres humanos e os recursos ambientais.
REFERÊNCIAS:
USP - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DIGITAIS. Conceituação. Disponível em: PORTAL DA INDÚSTRIA – Indústria de A a Z. Sustentabilidade. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/sustentabilidade/. Acesso em: 30 de setembro de 2023.
IPEA – DESAFIOS DO DESENVLVIMENTO. Questões do desenvolvimento – Sustentabilidade. Disponível em: INSTITUTO ECOBRASIL. ECOTURISMO – ECODESENVOLVIMENTO. Nosso Futuro Comum – Relatório Brundtland. Disponível em: CATEGORIA CONCEITOS - Nosso Futuro Comum - Relatório Brundtland (ecobrasil.eco.br). Acesso em: 30 de setembro de 2023.
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR.
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).