Emerson Alencar

18/04/2018 10h54
Engajar mudança no trabalho pode ser uma experiência imprevisível, pois processos e pessoas evoluem de diversas formas, e alterações idênticas implementadas em diversas áreas de uma organização podem produzir resultados distintos.
 
Para que as mudanças e processos sejam implementadas eficientemente, procure focar em maneiras de fazer tais melhorias. Revise cada passo de seu processo com os seguintes pontos chave em mente para evitar que alguns problemas chatos acontecem no meio do caminho:
 
Esclareça: Algumas vezes descobrimos que o processo está correto, mas não está sendo seguido de forma consistente. Tenha cuidado com mudanças apenas por causa da mudança. Você poderá descobrir que as pessoas não estão cientes dos processos e que precisam de treinamento adicional, ou devem ser convencidas da importância de se fazer o processo da forma prescrita. É aqui que boa comunicação e habilidade em relações humanas são fundamentais.
 
Simplifique: Identifique passos que podem ser feitos de maneira mais fácil, rápido, ou com menos recursos. Procure por mudanças tecnológicas, de software, e as melhores práticas no setor. Considere que o número de movimentos ou partes móveis podem ser diminuídos. Considere as distâncias para transportar pessoas, máquinas ou matéria-prima que possam ser reduzidos.
 
Valor Adicional: Crie valor adicional em novos pontos do processo. Determine o que pode ser feito a cada passo para adicionar um novo valor ou adicionar valor que era criado em outra parte do processo. Isso realmente significa acrescentar elementos ao processo, para ter certeza de que o valor acrescentado vale a pena o investimento. O valor é determinado pelo cliente final, por isso não deixe de manter as perspectivas deles em mente. Tenha cuidado para não criar redundâncias desnecessárias entre os departamentos que podem levar a conflitos mais tarde.
 
Acabe com etapas desnecessárias: Isso geralmente é a abordagem mais eficaz e mais fácil. Um cuidadoso exame dos processos de longa data geralmente traz à luz as etapas que não são mais necessárias. Frequentemente há pouco ou nenhum investimento de tempo ou recursos necessários para eliminar esses tipos de etapas. Apenas tome cuidado para não eliminar os elementos que são essenciais ao fluxo das operações. Antes de eliminar algo, pergunte às partes interessadas na organização por que este passo está sendo feito.
 
Integre: Procure oportunidades de integrar operações diferentes. Reduzir o número de pessoas que interagem com o processo. Ter a mesma pessoa, função ou departamento fazendo mais para mais valor ser adicionado ao sistema naquele ponto. Identifique redundâncias que criam passos adicionais e retrabalhe-os.
 
Rearranje: Isso pode implicar na movimentação de pessoas, equipamentos, espaços de trabalho, matérias-primas, etc. Olhe opções para mudar a sequência de operações ou atividades. Pode ser feito algo antes ou depois? Por uma pessoa diferente ou em um local diferente? Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.

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