Emerson Alencar

04/04/2018 10h33
O ambiente de trabalho depende fortemente do sucesso dos membros da equipe que, produtivamente trabalham juntos. Você tem que contar com a cooperação, com a boa vontade e com o profissionalismo dos outros colaboradores de sua equipe. O nível geral de satisfação em sua carreira depende grandemente de como você se sente em relação aos colegas de equipe e da realização de poder trabalhar com eles.
 
1)Organize a Sua Área de Trabalho
Uma área de trabalho organizada e limpa alveja sua mente da mesma forma que um lugar desordenado e desorganizado confunde e reduz sua produtividade. Caso você compartilhe sua área de trabalho com outros colegas, ajude a equipe toda a manter o espaço organizado e arrume a sua própria bagunça.
 
2)Mantenha-se Ocupado(a)
Às vezes há tanta coisa acontecendo em um projeto de equipe que talvez é difícil saber por onde começar. O melhor a fazer é se concentrar e fazer algo, a esperar as coisas acontecerem. Outros indivíduos da equipe estimam colegas que ocupam-se e levam o esforço do grupo adiante.
 
3)Colabore Com o Inevitável
Todo mundo já trabalhou com algum indivíduo presente na equipe que reagiu com exagero às crises, não importando o quão insignificante elas eram. Este comportamento não somente é prejudicial à equipe, como também não traz nada de benéfico. Toda organização enfrenta desafios peculiares e inevitáveis, tais quais atrasos na produção, condições meteorológicas desfavoráveis, ciclos de vendas, erros em remessas e recebimentos, desafios com o quadro de funcionários, entre outros. Lide com eles.
 
4)Tente Lucrar Com Suas Perdas
Todos os desafios que uma equipe enfrenta oferece alguma oportunidade para poder desenvolver melhores habilidades, processos ou conexões organizacionais. No momento em que você enxerga um contratempo como uma oportunidade para aperfeiçoar e crescer, suas atitudes e chances de se suceder aumentam dramaticamente.
 
5)Faça Sempre o Melhor Que Você Puder
Quando o desempenho da equipe não sai como planejado, é normal se sentir estressado e preocupado. Pode ser até pior quando você sabe que você poderia ter tentado com mais afinco e ter se esforçado mais. Quando este princípio é empregado, você pode garantir que sempre sentirá orgulho do que faz.
 
6)Priorize
Ser parte de uma equipe de trabalho geralmente significa estar no meio de transferência de prioridades. Um de seus maiores desafios é classificar essas prioridades de acordo com o nível de importância e executá-las o quanto antes. Isto pode exprimir uma negociação de prioridades conflitantes dentro da equipe. Os seus outros colegas de equipe respeitam e compreendem esta transferência de prioridades quando você explica-os a mudança com cuidado e honestidade.
 
7)Resolva os Problemas Imediatamente
Procrastinação compromete o trabalho eficaz em equipe. Enquanto membros de uma equipe, você se sente ansioso e estressado quando as responsabilidades acumulam. Os seus outros colegas do grupo irão admirá-lo quando você der conta de um problema e lidar com ele eficientemente.
 
8)Traga Entusiasmo ao Seu Trabalho
Todo mundo já deve ter trabalhado com algum colega de equipe no qual o desânimo e falta de energia também esmoreceu todo o time. Apesar dos contratempos, obstáculos e frustações, é também de sua responsabilidade, como equipes de profissionais, manter o seu próprio nível pessoal de entusiasmo e assumir suas responsabilidades de maneira otimista.
 
9)Aguarde Por Ingratidão
Nos ambientes de trabalho de hoje em dia, todo mundo da equipe espera que todos trabalhem duro e façam o melhor que puderem. Não há necessariamente alguém para dizer o quão bom é o trabalho que você está fazendo. De fato, muitas pessoas podem não reconhecer o seu esforço em querer aprimorar o trabalho em equipe. Aguardar por elogios pode ser frustrante, recebê-los quando não há expectativa alguma é muito mais gratificante.
 
10)Não Se Preocupe Com Trivialidades
Um dos segredos em ser um eficaz membro de equipe é ter a habilidade de manter tudo dentro da perspectiva. Raramente você tem tempo de sobra para se aborrecer com questões insignificantes. Enquanto profissional de uma equipe, tente solucionar os problemas por ordem de importância e evite perder tempo com questões triviais. 
 
Foram dez sugestões. Quais delas você pode implementar agora que afetarão seus resultados? Mãos à obra!! 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).