Emerson Alencar

06/03/2018 09h38
Em qualquer situação onde uma pessoa está falando ou agindo, há a oportunidade para o feedback, por isso, é chamado de “o coração da interação” entre gestor e sua equipe. Nós demonstramos que a contribuição do funcionário é importante, por meio do feedback. O objetivo principal do feedback é aperfeiçoar o processo no intuito de conquistar o objetivo com sucesso. Respondendo a uma solicitação ou treinando um funcionário por meio de processos de aprendizagem, o feedback é fundamental em gerar resultados para que possamos ser bem sucedidos no trabalho. Esse sucesso pode ser alcançado quando o feedback é genuíno, construtivo e encorajador. Vejamos algumas sugestões para implementar a cultura do feedback em nosso negócio:
Reconheça o talento – Identifique uma característica positiva em um funcionário e informe-o o porquê essa característica é relevante e importante. Dessa forma, você estará encorajando e declarando que ele tem tido um ótimo progresso em relação ao seu objetivo.
 
Seja sucinto – Seu feedback deve durar entre 10 a 20 segundos. Ser breve e preciso faz a mensagem ser entregue com maior impacto. A atenção estará voltada toda a você, e não será necessário reiterar com respostas muito longas.
 
Concentre-se na pessoa e não em você – Lembre-se, você está tentando construir um laço de confiança com seu funcionário. Por isso é importante que você realce as qualidades da pessoa a quem você está dedicando o seu feedback, e não as suas.
 
Faça a equipe dar o feedback – Toda vez que for possível, ofereça oportunidades para que os membros da equipe encorajem uns aos outros. Escutar palavras de encorajamento de um colega estimula a autoconfiança do funcionário.
 
Certifique-se que a resposta está voltada à pessoa – Tente não repetir o que a pessoa já disse ou fez. Em vez disso, ressalte a o talento e qualidade da pessoa e tente relacioná-los à vida cotidiana dela. 
 
De forma simples, em reuniões semanais, você pode experimentar dar feedbacks, sendo o exemplo de gestor que acompanha e fortalece sua equipe.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).