Emerson Alencar

30/01/2018 14h08

Desafios surgem em uma empresa ou instituição pública toda vez que algo significativo se modifica. Alguns dos desafios são pessoais, uns evoluem entre equipes de trabalho, e alguns outros emergem através toda a organização. Para se comprometer efetivamente com as mudanças organizacionais, você gestor, precisa estar ciente dos desafios e estar preparado para lidar com eles de forma profissional e confidencial.

1. Diminuir a resistência

Mudanças normalmente geram pelo menos alguma resistência. Pessoas geralmente sentem que estão perdendo poder, autonomia ou recursos devido a um ambiente de trabalho em mutação. Como resultado, eles se apegam ao status quo. Como membro da equipe que está consciente e comprometido com a mudança, o seu papel é desafiar-se, persuadir os outros a diminuir sua resistência e se concentrar nos resultados positivos.

2. Ganhando apoio

Um dos maiores desafios do comprometimento com as mudanças é simplesmente fazer com que as pessoas levem a sério as mudanças. Durante esses períodos de mudança, os colaboradores muitas vezes assumem uma atitude de "pagar para ver", nem tanto abraçando quanto resistindo à mudança. O desafio é inspirar os outros a receber a mudança de braços abertos, fazer com que todos apoiem até tornarem-se adeptos a ela.

3. Minimizar a ansiedade

A mudança geralmente gera ansiedade. As pessoas são mais propensas a aceitar mudanças e as equipes trabalham com mais eficácia quando a ansiedade é baixa. O desafio para minimizar a ansiedade é entender o plano de mudança, expressar o seu nível de compromisso e reconhecer que o plano de mudança e o seu papel em relação a ele evoluirão durante o processo todo.

4. Ganhar Cooperação

A mudança organizacional pode comprometer a cooperação. Durante a mudança, as organizações geralmente observam o "efeito de silo" entre departamentos, funções e equipes de trabalho quando os grupos começam a atuar independentemente de departamentos ou equipes, cujas responsabilidades se sobrepõem. A cooperação e a comunicação durante esse período são mínimas. Como participantes na mudança organizacional, o desafio é eliminar obstáculos e construir pontes de cooperação entre as funções organizacionais.

5. Estabelecimento de prioridades corretas

Quando o ambiente de trabalho está passando por um processo de mudança, geralmente há confusão em relação às prioridades. Se você está recebendo um novo diretor ou sócio, por exemplo, você pode se perguntar o que ele ou ela pensa que é a prioridade mais importante, ou até mesmo sobre em quê você deve se concentrar para percorrer a mudança com sucesso. A melhor maneira de enfrentar o desafio da mudança organizacional é planejar com cuidado.

No momento atual ao qual passa nosso país, um assunto recorrente em rodas de conversas é a corrupção e seus efeitos danosos na gestão pública, empresas e pessoas envolvidas. Quanto a nossa postura como gestor tem gerado confiabilidade? O quanto a produtividade da nossa equipe é afetada por nossa confiabilidade?

Aguarde o próximo artigo que trataremos sobre esse assunto e como ele afeta diretamente nosso negócio.

 


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