Macron é reeleito na França e promete "um presidente de todos”

25/04/2022


Foto: Reprodução/Reuters

 

Emmanuel Macron foi reeleito presidente da França por mais cinco anos, segundo o Ministério do Interior do país. A adversária reconheceu a derrota. Em discurso, Macron falou sobre as divisões políticas do país e afirmou que será um “presidente de todos”.
 
As eleições aconteceram neste domingo (24), Macron recebeu 58,6% dos votos no segundo turno. Sua rival, Marine Le Pen, representante da extrema direita, teve 41,4%.
 
Em discurso logo após a divulgação das pesquisas de boca de urna, Macron agradeceu a todos que votaram nele e disse estar ciente de que parte das pessoas o escolheram não tanto por suas qualidades, mas para barrar o avanço da extrema direita no país.
 
Reeleito, Macron afirmou: "Muitos dos nossos compatriotas votaram em mim não pelas minhas ideias, mas para barrar as ideias da extrema direita".
 
Ele também fez um aceno aos eleitores da rival. "De agora em diante, não sou mais o candidato de um campo, mas o presidente de todos. Falo àqueles que votaram na extrema direita que minha responsabilidade e a de minha equipe será também abordar suas preocupações", disse.