Ministro da saúde avalia nesta semana fim de testes de covid em viagens

28/03/2022


Foto: Reprodução

Em entrevista neste domingo (26), ao poder360, o ministro da saúde Marcelo Queiroga afirmou que a exigência de testes negativos para a covid-19 a viajantes vindos do exterior pode acabar nesta semana. De acordo com o ministro já está sendo avaliado em conjunto com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e os ministérios da Justiça, Infraestrutura e Casa Civil, esta possibilidade.

O ministro afirmou ainda que algumas medidas de combate ao coronavírus estão sendo revistas. “É possível que daqui até o final do mês [de março] já tenhamos uma posição unificada”, disse.

A ideia do governo é eliminar nos próximos dias parte das exigências implantadas para reduzir a transmissão do Sars-CoV-2. Medidas como os testes que deixariam de ser exigidos para viagens e a obrigatoriedade do uso de máscaras em algumas situações, tendo em vista que a maioria dos Estados já flexibilizaram o uso de máscaras. Mas há ao menos uma lei e uma portaria ainda vigentes que obrigam o uso do equipamento e criam uma vulnerabilidade legal para empresas que abolirem a exigência dentro de seus estabelecimentos, sobretudo para os trabalhadores.

Outro ponto que também está sendo avaliado é do governo determinar o fim da emergência em saúde pública de importância nacional. Isso extinguirá a maioria das medidas contra à covid-19. “Eu não quero cravar uma data aqui porque a decisão depende de vários órgãos. Temos que fazer isso de uma forma tranquila para sair desse cenário de emergência sanitária de forma segura”, disse.