Parceria entre a prefeitura municipal de Parnamirim e UFRN, garantem residência médica no município

15/03/2022


Foto: Reprodução

 

Na manhã desta quinta (15), no auditório do Centro Administrativo, foi firmada uma parceria entre a Prefeitura de Parnamirim e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN), que irá capacitar 15 médicos que irão atuar na medicina comunitária em quatro unidades do município, as unidades ofertadas serão: UBS Jardim Planalto, Passagem de Areia 1, Santos Reis e Parque Industrial.

A secretária de Saúde do município Terezinha Rêgo, ressalta a importância da parceria em fortalecer a atenção básica. “Alguns desses profissionais já estavam conosco, mas agora participarão dessa formação em nossas unidades. E, o mais importante: concluída a formação continuarão conosco”, tendo em vista a dificuldade da permanência destes profissionais permanecesse na cidade.

Para o médico da família e Comunidade, Isaac Linhares, a residência médica em Parnamirim vai permitir que esse profissional atue na linha de frente das Unidades Básicas de Saúde. “Serão médicos generalistas com uma visão mais humana que realizarão procedimentos ambulatoriais e abordagens da família”, ressaltou ainda "que é muito importante qualificar a atenção primária para evitar a super demanda na rede terciária. “Além disso, o município está selecionando os preceptores médicos especialistas que irão acompanhar esses residentes” disse Linhares.

O prefeito Rosano Taveira que esteve presente na assinatura da parceria, parabenizou a equipe da saúde que está se empenhando para oferecer mais um serviço à população de Parnamirim. “Teremos médicos jovens que estarão se capacitando em nossa rede e ao mesmo ajudando a nossa comunidade. Com certeza, uma parceria fundamental para a nossa rede municipal de saúde”, disse.