“Nossa gasolina é uma das mais baratas do mundo”, afirma Bolsonaro

13/03/2022


Foto: noticias.uol.com.br

 

Em participação por videoconferência do Congresso Brasil Profundo, na noite deste sábado (12), o presidente Jair Bolsonaro comentou sobre o aumento do preço do combustível na última semana. Após reiteradas críticas contra a Petrobras, o atual chefe do executivo federal mudou o discurso e afirmou que o Brasil possui “uma das gasolinas mais baratas do mundo”.

 

De acordo com Jair Bolsonaro, como forma de justificar sua declaração, a inflação é um dos aspectos a se considerar neste momento e que a elevação no valor dos combustíveis é uma tendência mundial. “Os problemas que temos no momento: temos inflação sim, aumento dos combustíveis, mas isso acontece no mundo todo. Estamos dando o melhor de nós. Quem pesquisa e vê sabe que uma das gasolinas mais baratas do mundo é a nossa. Nós também estamos sofrendo, mas não tanto quanto os povos aí fora”, disse o mandatário. 

 

Apesar de não ter apresentado documentos que comprovem a afirmação, de acordo com os números da Consultoria Global Petrol Prices, o Brasil tem de fato um preço de gasolina abaixo da média global. Conforme os dados do órgão,  o Brasil ocupa apenas a 90ª posição, atrás de países como Estados Unidos e Paraguai. Por outro lado, Hong Kong é o mais caro, enquanto a Venezuela dispõe da gasolina mais barata do planeta. 

 

Ainda segundo a consultoria, as diferenças entre os preços da gasolina no mundo são decorrentes de vários tipos de impostos e subsídios para o combustível. “Todos os países compram o petróleo nos mercados internacionais pelos mesmos preços, mas impõem diferentes impostos. É por isso que o preço da gasolina a retalho resulta diferente”, relata o órgão.