Câmara de Parnamirim vota cassação do mandato de Diogo Rodrigues

10/03/2022


Foto: Jessyanne Bezerra

 

Na manhã desta quinta-feira (10), ocorre a sessão extraordinária na Câmara Municipal de Parnamirim que julga a cassação do mandato do vereador Diogo Rodrigues, preso no ano passado na Operação “Fura-Fila” que denunciou fraudes no sistema de marcação de consultas e exames do Sistema Único de Saúde em Parnamirim. O relatório da matéria será lido e votado por um terço dos vereadores.
 
A comissão foi instituída em dezembro de 2021, após o suplente do cargo o vereador César Maia, dar entrada no processo de cassação do Diogo, alegando quebra de decoro parlamentar. A comissão tem como vereadores responsáveis, o presidente Diego Américo, como relator Gabriel César e membro Afrânio Bezerra.
 
Na mesma sessão será aberto a votação onde terá que está presente um terço dos vereadores, e a votação deverá seguir os protocolos criados pela comissão, sendo esta secreta, mas pode ser decidido também entre os vereadores mediante a recusa de ser oculto.
 
Para evitar que os parlamentares se ausentassem da sessão, a comissão responsável enviou um ofício aos gabinetes que continha um dos seguintes trechos: “Esta comissão ressalta a relevância social e jurídica da matéria que será tratada na referida sessão de julgamento, correspondendo ao primeiro processo da espécie da história do município de Parnamirim/RN e a ação ou omissão de cada parlamentar, certamente refletirá na opinião publica”.
 
Porém, a Câmara de Vereadores de Parnamirim terá até o dia 13 de março para que a votação aconteça, prazo este estipulado pela comissão.