COVID: RN zera fila de leitos UTIs

07/03/2022


Foto: Reprodução

 

O Rio Grande do Norte registrou nesta manhã de segunda-feira (7) que a fila de UTI covid-19 está zerada. Desde o dia 28 de janeiro que a média estava em queda e em fevereiro apresentou uma redução de 85% em comparação ao mês anterior.
 
Após vir registrando uma queda nos números de solicitação, o Rio Grande do Norte finalmente chegou a zerar a fila de espera para leitos de UTI Covid. Desde janeiro, a média diária de solicitações por leitos Covid apresentava redução significativa. E no último dia de fevereiro, apresentou uma queda de 85,36%.
 
Em relação a taxa de ocupação de leitos críticos, o estado iniciou o ano com a marca de 65%. O número foi alarmante pois esta taxa não era registrada desde o dia 19 de junho de 2021, quando a pandemia apresentava seu pior cenário. 
 
Ainda no início de fevereiro, e havia mais pessoas aguardando na fila do que vagas em UTIs disponíveis. O cenário era de espera, mas a situação em relação as vagas se mostrava controlada. Com a queda no número de solicitações, o natural é que as filas pelos leitos também apresentassem redução.
 
No dia 1º de março, a fila por vagas de UTI estava zerada, com 110 leitos disponíveis. Sobre leitos clínicos, havia três aguardando por regulação e 171 vagas disponíveis. 
 
Com esses números e o avanço da vacinação, o estado mostra que a pandemia está controlada e estabilizada.