Brasileira negra é eleita miss na Alemanha

21/02/2022


Foto: correiobraziliense.com.br

 

No último sábado, a brasileira Domitila Barros (37) foi eleita a primeira negra e imigrante a vencer a disputa de Miss Alemanha. Ela, que é ativista social e influenciadora digital, vive em Berlim desde 2006. A cerimônia foi realizada no Europa-Park Arena, na cidade alemã de Rust, e contou com a participação de 159 candidatas. 

 

Natural da Linha do Tiro, bairro da periferia do Recife, Domitila conta que se inscreveu no concurso depois de receber a informação de que ele seria aberto para mulheres de qualquer idade e etnia. Desde os 13 anos, ela atuava como contadora de histórias na ONG criada pela mãe, o Centro de Atendimento a Meninas e Meninos (Camm). "Eu não estou nem acreditando. A primeira mulher imigrante que foi miss na Europa, a primeira mulher, na Alemanha eu sou negra. Negra, né? Então, eu estou muito feliz e muito orgulhosa de saber que todo esse esforço que eu tive a vida toda me levou para esse momento", declarou. 

 

No que concerne à conquista que alcançou, Domitila ressalta o talento do povo brasileiro, mas deixa claro as faltas de oportunidades para pessoas oriundas da periferia. "A favela venceu! A gente só precisa de uma chance. Eu sempre digo, de onde eu venho tem talento de cacho, eu não sou nada especial, não. E é isso que acontece quando a gente dá uma chance. Acontece um milagre. E eu estou sem palavras, é muito emocionante mesmo".

 

Domitila tem cabelos crespos e rosto com sardas, fatos que tornaram sua vitória, segundo ela, ainda mais surpreendente. Além disso, a pernambucana acredita que o sucesso foi suscitado também pelo trabalho social que desenvolve na Europa há mais de dez anos, quando recebeu uma bolsa de estudos para fazer mestrado em ciências políticas e sociais na faculdade alemã Freie Universität Berlin.

 

"O pessoal aqui na Alemanha me elegeu a Miss Alemanha pelo fato de que há 22 anos eu continuo nessa luta, continuo sonhando e continuo acreditando que um mundo melhor é possível, sim. E eu me esforço muito com projetos sociais, fazendo ações de arrecadar doações, ações de natal, para poder, mesmo trabalhando como modelo e atriz aqui, sempre chamar atenção para os aspectos de sustentabilidade e igualdade social", afirmou.