Estadual: ABC empata com América e conquista 1º turno

11/02/2022

Por: Zidney Marinho
Foto: Rennê Carvalho / ABC FC

 

O ABC é o campeão do 1º turno do Campeonato Potiguar 2022. Na noite desta quinta-feira (10), o Alvinegro recebeu o América no Estádio Frasqueirão, empatou em 1 x 1 e, por ter a vantagem do empate, conquistou o título, garantindo vaga na Copa do Brasil 2023 e na final geral do Estadual. Os gols da partida foram marcados por Thiaguinho – para o América – e Allan Dias, para o ABC.

Como a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) acatou recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a partida ocorreu com torcida única. Por ser o mandante do duelo, apenas a torcida do ABC estava autorizada a estar no Estádio Frasqueirão.

No jogo, a primeira boa chance de gol foi do ABC, aos 11 minutos de jogo, quando Luis Gustavo levantou a bola na área e Bruno Pianissolla afastou a bola, deixando o gol aberto. Da esquina da meia-lua, Kelvin chegou chutando de perna esquerda, mas o capitão alvirrubro, Jean Pierre, estava debaixo das traves para afastar o perigo.

Vídeo: Band RN

Na sequência do lance, Wallyson “canetou” Allef, invadiu a área e tocou para o meio. Mais uma vez, Jean Pierre cortou. Três minutos depois, Wallace Pernambucano – maior esperança de gol do América – voltou a sentir lesão na coxa e pediu para sair. O centroavante alvirrubro – que já era dúvida para a final – estava jogando no sacrifício. Em seu lugar, entrou Felipinho.

Aos 16 minutos, Fábio Lima chutou, a bola desviou em Thiaguinho e levou perigo à meta americana. Aos 23, após rebote, Thiaguinho driblou Kelvin, chutou de fora da área e a bola passou à esquerda do gol. Dez minutos depois, Kelvin – também de fora da área – finalizou para defesa de Bruno Pianissolla. Aos 36, Erick Varão ganhou dividida com Elvinho – chutando para frente – e Wallyson correu para pegar a bola, alcançando-a já na linha de fundo. O camisa 11 alvinegro chegou cruzando e, heroicamente, Felipinho – do América – desviou de cabeça, impedindo que Allan Dias inaugurasse o placar. Veja o lance abaixo:

Vídeo: Band RN

Um minuto depois, Ítalo Henrique falhou feio na intermediária de ataque do ABC e a bola sobrou para William Marcílio. O camisa 10 alvirrubro avançou, invadiu a área e cruzou rasteiro. Felipinho – do ABC – quis tirar para escanteio, mas a bola ficou no pé de Thiaguinho, que estufou as redes, colocando o América em vantagem no placar. Veja abaixo o gol americano:

Vídeo: Band RN

No minuto seguinte, quase o empate do ABC. Kelvin chutou de fora da área e Bruno Pianissolla deu rebote, mas Allan Dias não conseguiu aproveitar a oportunidade. Wallyson chegava para conferir, mas o goleiro alvirrubro foi mais rápido. Veja abaixo:

 

Vídeo: Band RN

Aos 45 minutos, Luis Gustavo cruzou da direita, Allan Dias mergulhou de cabeça e a bola quicou, encobrindo a meta americana.

Para o segundo tempo, o ABC voltou com Thallyson no lugar de Ítalo Henrique. O América, por sua vez, precisou tirar Thiaguinho – autor do gol – por contusão. Téssio entrou em seu lugar.

Logo aos 5 minutos, Wallyson cobrou escanteio e Allan Dias subiu mais que todo mundo para deixar tudo igual no placar. Confira o gol do título do ABC:

Vídeo: Band RN

Aos 23 minutos, Leozinho cruzou e Allef cabeceou firme para boa defesa de Pedro Paulo. Aos 30, Elvinho tocou para Leozinho que, na grande área, bateu cruzado e o goleiro alvinegro evitou o gol. Dois minutos depois, William Marcílio recebeu lançamento, dominou no peito e, de fora da área, chutou forte para boa defesa de Pedro Paulo, que mandou para escanteio. Aos 35, Leozinho cruzou na área, Jean Pierre se antecipou ao goleiro alvinegro e a bola subiu. Thalys, lateral do ABC, tirou para escanteio. Aos 44, William Marcílio chutou rasteiro de fora da área e Pedro Paulo defendeu.

Em seguida, o América promoveu duas substituições: Allef deu lugar a Rodrigo e Leozinho deveria ter saído para a entrada de Alexandre. Leozinho não saiu, mas Alexandre entrou e o time rubro ficou com 12 atletas em campo. Ainda antes de o erro ser percebido, o Alvirrubro quase marca o segundo gol: Felipinho recebeu lançamento, adiantou a bola buscando justamente o Alexandre – que não deveria ter entrado em campo – e, na confusão na área, o árbitro marcou falta para o ABC. No restante dos acréscimos, o América não conseguiu furar o bloqueio alvinegro. Fim de jogo: ABC 1 x 1 América.

Com o resultado, além de se sagrar campeão do turno – garantindo vaga na final geral do Campeonato Potiguar –, o ABC também está classificado para a Copa do Brasil 2023. Desde que as finais de turno passaram a dar vantagem do empate para o clube melhor colocado, em 2019, o Alvinegro conquistou o título em todas as quatro vezes – contando com ontem – em que enfrentou seu maior rival, o América.

Após o apito final, alguns torcedores alvinegros invadiram o campo de jogo, o que provocou tumulto. Como resposta, a Polícia Militar utilizou spray de pimenta em direção ao alambrado do módulo 2 – o mais povoado pela torcida do ABC. Alguns torcedores, incluindo mulheres e idosos, passaram mal. Num vídeo que circula nas redes sociais, um bebê chora no colo da mãe.

O próximo compromisso do Alvirrubro no Estadual será no próximo domingo (13), quando o Mecão recebe o Potyguar CN, às 16h, na Arena das Dunas, pela 1ª rodada do 2º turno. Já o ABC só volta a campo na próxima quarta-feira (16), quando enfrenta, também, o Potyguar CN. A partida está marcada para as 20h, no Estádio Bezerrão, em Currais Novos. O jogo é válido pela 2ª rodada do 2º turno. Isso ocorre porque o Globo FC – adversário do ABC na 1ª rodada – joga pela Copa do Nordeste neste sábado (12), contra o Bahia, em Salvador.

Também no sábado, às 16h, Santa Cruz de Natal e Potiguar de Mossoró abrem o 2º turno do Estadual. O duelo será no Estádio Frasqueirão.