Clássico Rei: Encerrando tabu, América vence o ABC no Frasqueirão e assume a liderança do Estadual

24/01/2022

Por: Zidney Marinho
Foto: Canindé Pereira / América FC

 

Na tarde deste domingo (23), ABC e América entraram em campo pela 5ª rodada do Campeonato Potiguar. O Clássico Rei foi disputado no Frasqueirão e teve o América como vencedor. O Alvirrubro derrotou o Alvinegro por 2 x 1, encerrando um tabu de mais de seis anos sem vencer o maior rival dentro de sua casa. Nesse período, foram 12 jogos entre as equipes. Além disso, o Mecão acabou com a maior sequência de vitórias consecutivas do Mais Querido em seu estádio. O ABC havia vencido os últimos 14 jogos no Frasqueirão.

De quebra, o América assumiu a liderança da competição, chegando aos mesmos 12 pontos do ABC, mas tomando a primeira posição no critério de desempate: confronto direto.

Os gols alvirrubros foram marcados por Wallace Pernambucano e Zé Eduardo, no primeiro tempo. O solitário gol alvinegro foi marcado por Lucas Rex, zagueiro americano, que fez gol contra.

O ABC teve um gol corretamente anulado logo aos 10 minutos de jogo. Depois do chute de Jefinho, Allan Dias completou para o gol. Veja o lance abaixo:

Vídeo: Band RN

Foto: Reprodução / Band RN

Aos 24 e aos 25 minutos, o atacante alvinegro Kelvin teve duas boas chances de abrir o placar para o ABC. Na primeira, o goleiro Bruno Pianissolla fez boa defesa, afastando o perigo. Na segunda chance de Kelvin, Bruno acompanhou a bola que passou à esquerda da trave rubra. Um minuto depois, Zé Eduardo foi lançado e chutou por cima do gol do ABC. Aos 37 minutos, William Marcílio ganhou de Felipinho e cruzou rasteiro na área. A bola passou por todo mundo e ficou limpa para Wallace Pernambucano dominar e abrir o placar no Frasqueirão, marcando seu primeiro gol na temporada. Veja:

Vídeo: Band RN

Cinco minutos depois, Wallace Pernambucano fez bela jogada pela esquerda, invadiu a área e rolou para Zé Eduardo marcar o segundo gol americano. Confira:

Vídeo: Band RN

Logo no primeiro minuto da segunda etapa, o América desperdiçou grande chance de ampliar o marcador com Mayco Félix, que recebeu na área e chutou forte, para fora. Antes de seu gol, a melhor oportunidade do ABC veio de cruzamento da esquerda. Thallyson mandou a bola na área e Wallyson chegou atrasado para completar. Um minuto depois, Wallyson recebeu na área e cruzou rasteiro. A bola desviou em Leozinho e o zagueiro Lucas Rex se atrapalhou, marcando gol contra. Veja:

Vídeo: Band RN

Cinco minutos depois, o América teve nova chance de marcar o terceiro gol. Thiaguinho recebeu a bola na área, avançou e chutou forte de esquerda para boa defesa de Matheus Nogueira. Aos 37, Wallyson mandou a bola na área, mas o equatoriano Daniel Porozo chegou atrasado. Aos 41, Felipinho fez boa jogada pela esquerda, mas finalizou por cima do gol americano. Fim de jogo: ABC 1 x 2 América. Com o resultado, o Alvirrubro assumiu a liderança da competição, ultrapassando o Alvinegro no primeiro critério de desempate, que é justamente o confronto direto.

OUTRAS PARTIDAS DA RODADA

Globo 3 x 3 Santa Cruz de Natal

Potiguar 0 x 2 Força e Luz

PRÓXIMAS PARTIDAS (QUARTA-FEIRA – 26/01)

Força e Luz x América – 15h – Nazarenão

Potiguar x Potyguar CN – 20h – Nogueirão

Globo x Assu – 20h – Barrettão

CLASSIFICAÇÃO

Fonte: Sr Goool