Grupo Carmin exibe “A Invenção do Nordeste” dia 19 às 20h no canal do Youtube

19/01/2022


Foto: Brunno Martins
 
 
Nesta uarta-feira (19), às 20h, o Grupo Carmin exibirá sua premiada peça “A Invenção do Nordeste”. A sessão ocorrerá através do canal do YouTube do grupo e contará com bate-papo com os realizadores.
 
O espetáculo, dirigido por Quitéria Kelly e estrelado por Henrique Fontes, Robson Medeiros e Matteus Cardoso, é baseado na obra "A Invenção do Nordeste e outras artes" do autor Durval Muniz de Albuquerque Júnior. 
 
A peça faz uma reflexão sobre a identidade cultural nordestina, como ela foi forjada e de certa forma assumida pelos nascidos no Nordeste brasileiro. É um resgate bem-humorado sobre a história da região.
 
Em 2019, “A Invenção do Nordeste” foi a obra brasileira de teatro mais premiada do ano, tendo sido consagrada com os prêmios: Shell, Cesgranrio, Do Humor, APTR, Botequim Cultural, e Questão de Crítica.
 
Trazer “A Invenção do Nordeste” para mais uma sessão virtual, foi a forma que o grupo encontrou de respeitar o contexto sanitário que ainda vivemos e ir dividindo com o público aquilo que eles mais pedem: novas apresentações.
 
“Ao longo do ano planejamos mais sessões virtuais e presenciais dos nossos projetos, além de oficinas formativas e estreia de espetáculo novo”, afirma Mariana Hardi, produtora do grupo.  
 
Não haverá cobrança de ingresso para a sessão de "A Invenção do Nordeste. Segundo Mariana, "convidamos a todos que nos acompanham e vibram por nós a colaborar com nosso trabalho. Abrimos um chapéu virtual com valor sugerido em alusão a data comemorativa de R$ 15,00  [PIX: 10.883.241/0001-80]”. 
 
15 anos do Grupo Carmin
 
O Grupo Carmin surge em 2007 como iniciativa de duas atrizes potiguares, Quitéria Kelly e Titina Medeiros. As duas desejavam fazer peças de dramaturgia autoral que falassem sobre temas contemporâneos, de uma realidade próxima a elas e ao público.
 
O nome “Carmin” remete ao vermelho carmim, fazendo referência às lutas sociais, mas também ao universo feminino, da compreensão que as atrizes fundadoras tinham que esse século seria das mulheres.
 
Aos poucos o grupo de teatro foi mudando, Titina saiu e outros integrantes chegaram, “de forma muito orgânica”, relata a atriz e diretora Quitéria Kelly. “Foram fazendo trabalhos conosco e ficando”, afirma Quitéria.
 
Hoje o grupo tem oito integrantes, sendo seis homens e duas mulheres. “Mas eles têm almas femininas”, fala Quitéria com humor e sensibilidade. O grupo segue, aos 15 anos, com seu objetivo de “contar histórias do nosso tempo”, afirma a sua fundadora.
 
SERVIÇO
 
O quê? Exibição online de “A Invenção do Nordeste”
 
Quando? 19 de janeiro, às 20h
 
Onde? Canal do YouTube do Grupo Carmin (https://www.youtube.com/watch?v=utxerVrtNE8)
 
Quanto? Sugestão de doação de R$15