3ª rodada: ABC segue 100%; América vence a segunda; Potiguar de Mossoró continua invicto

17/01/2022

Por: Zidney Marinho
Foto: Rennê Carvalho/ABC FC / Fernanda Lima/América FC / Léo Moura/ACDP

 

Realizada neste domingo (16), a 3ª rodada teve ABC, América e Santa Cruz de Natal vencendo seus jogos diante Força e Luz, Assu e Potyguar CN, respectivamente. Em Mossoró, o Potiguar recebeu o Globo e o jogo não saiu do zero.

FORÇA E LUZ 1 x 4 ABC

O Força e Luz recebeu o ABC no Nazarenão, em Goianinha. A partida foi realizada sem a presença de público por causa da ausência de laudos técnicos. O jogo começou movimentado. Logo aos 3 minutos, Edson Kapa recebeu a bola na entrada da área, fez um carnaval na zaga alvinegra e deixou Joedson na cara do gol para tocar na saído do goleiro e colocar o Time Elétrico na frente do placar. 10 minutos depois, quase o segundo do Força e Luz. Edson Kapa foi lançado em ótimas condições de ampliar o marcador, mas desperdiçou a chance finalizando para fora, sem perigo. O castigo veio logo em seguida, um minuto depois. Jefinho recebeu na área, dividiu com o goleiro tricolor, Luiz Miller, e a bola ficou limpa para Allan Dias, que ajeitou com a perna direita e finalizou com a esquerda, deixando tudo igual. O placar só voltou a ser alterado no final do primeiro tempo, aos 38. Felipinho tocou para Kelvin no meio-campo, que lançou a bola para frente. Impedido, Jefinho deixou a bola correr. Wallyson, que vinha de trás, carregou a bola, invadiu a área e cruzou para trás, onde estava Kelvin para completar para as redes. Assim terminou a primeira etapa: Força e Luz 1 x 2 ABC.

Kelvin comemora primeiro gol com a camisa do ABC. Foto: Rennê Carvalho / ABC FC

 

No segundo tempo, a primeira grande chance foi do Força e Luz, aos 12 minutos. Marquinhos tentou acionar Ketson, mas Thallyson desviou a bola, que ficou limpa na entrada da área para Jacaré encher o pé, na entrada da área, de frente para o gol. A bola passou perigosamente à esquerda da meta alvinegra. No minuto seguinte, Kelvin fez jogada pela esquerda e achou Wallyson livre na entrada área. Wallyson dominou, invadiu a área e chutou forte, mas a bola foi para fora, desperdiçando grande oportunidade para ampliar o placar. Aos 15, Manteiga – camisa 16 do Tricolor – fez boa jogada na área alvinegra, mas finalizou para fora. Cinco minutos mais tarde, em cobrança de falta, Pablo levantou a bola na área, encontrando Edson – livre na pequena área – que desperdiçou grande chance de empate para o Time Elétrico, cabeceando a bola para fora. Mais uma vez, o castigo veio logo em seguida, um minuto depois. Felipinho fez boa jogada pela esquerda e tocou para o meio, encontrando Allan Dias. O camisa 10 alvinegro observou a passagem de Wallyson e lançou a bola para ele. Wallyson invadiu a área, ganhou de Pablo na disputa e tocou na saída do goleiro Luiz Miller para marcar o terceiro gol do ABC. Aos 32, em cobrança de falta pelo lado esquerdo, Allan Dias cobrou na direção do gol e Luiz Miller fez boa defesa, colocando a bola para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Felipinho levantou na área e Jefinho cabeceou no canto oposto, exigindo grande intervenção de Luiz Miller, que espalmou a bola. No rebote, a bola ficou limpa para Fábio Lima que, no reflexo – a dois passos da linha do gol – cabeceou para fora, desperdiçando grande oportunidade. Dois minutos depois, o Força e Luz conseguiu assustar. Ketson fez bela jogada – passando por três jogadores alvinegros – e tocou para Jacaré. O camisa 10 do Time Elétrico encontrou Manteiga livre na área. Manteiga chutou de primeira para boa defesa de Matheus Nogueira. Aos 43, Jacaré levantou a bola na área e Matheus Nogueira ficou com ela. Rapidamente, o goleiro alvinegro acionou Felipinho na esquerda, iniciando um contra-ataque falta. Felipinho avançou e cruzou na área, Fábio Lima não conseguiu finalizar. Em seu cabeceio, a bola subiu e foi um pouco para trás. Gabriel China, atleta oriundo das categorias de base, pegou de primeira, deslocando Luiz Miller e decretando a vitória alvinegra. Foi o primeiro gol de Gabriel como jogador profissional.

Gabriel China marcando o quarto gol do ABC. Foto: Rennê Carvalho / ABC FC

 

Ainda deu tempo para o Força e Luz assustar mais uma vez. Em cobrança de falta, Alexandre levantou a bola na área, Matheus Nogueira calculou mal o tempo de bola e quase se complicou. O arqueiro conseguiu colocar a bola para escanteio. Fim de jogo: Força e Luz 1 x 4 ABC. Antes dessa partida, os mandantes haviam vencido em todas as oito partidas disputadas.

AMÉRICA 1 x 0 ASSU

O América recebeu o Assu na Arena América, em Parnamirim, e venceu por 1 x 0. O gol alvirrubro foi marcado por Leozinho em mais uma assistência de Wallace Pernambucano. A primeira chance de perigo foi do América, aos 11 minutos de jogo. Em cobrança de falta pelo lado direito, Téssio levantou a bola na área, ela quicou e Neto Martins fez boa defesa, colocando a bola para escanteio. Aos 15, escanteio para o Assu. No levantamento, houve desvio e a bola sobrou para Matheus, que furou, desperdiçando boa chance para o Camaleão do Vale. Aos 38, gol do América. Wallace Pernambucano recebeu na intermediária, passou por dois marcadores e tocou para Leozinho colocar o Alvirrubro em vantagem, fazendo seu primeiro gol com a camisa do América. 

América comemora o gol que definiu a vitória. Foto: Fernanda Lima / América FC

 

Ainda no primeiro tempo, o Mecão teve quatro chances de ampliar o marcador. A primeira com Téssio, em chute de fora da área. Depois com Araújo, que antecipou Neto Martins e chutou no travessão. Em seguida, Araújo recebeu na entrada da área e chutou para defesa de Neto Martins. Por último, Téssio levantou na área para Zé Eduardo, mas o atacante não alcançou a bola. Neto Martins afastou o perigo. Ainda teve tempo para o Assu assustar. Aos 46, Leozinho levantou a bola na área e Marielson cabeceou com perigo, à direita da meta alvirrubra.

No segundo tempo, o América perdeu diversas oportunidades, mas foi o Assu quem começou levando perigo, logo no primeiro minuto. Ivanaldo chutou forte de fora da área e a bola passou à esquerda do gol. Daí em diante, só deu América. Aos 4, Wallace Pernambucano cabeceou para fora depois da cobrança do escanteio. Dois minutos depois, William Marcílio dominou no peito e bateu forte de fora da área, assustando Neto Martins. Seria um golaço. Mais um minuto se passou e o América teve mais uma boa oportunidade. Felipinho fez boa jogada pela direita e levantou na área, mas Zé Eduardo chegou atrasado e Neto Martins tirou a bola. Aos 9, Zé Eduardo recebeu a bola, invadiu a área e bateu cruzado. A bola passou pela direita da meta do Assu. Aos 13, Wallace Pernambucano cobrou falta de longe, obrigando Neto Martins a fazer bela defesa. Aos 21, Allef levantou a bola na área e Wallace Pernambucano cabeceou com muito perigo. A bola passou à direita do gol defendido por Neto Martins, que já estava vendido no lance. Dois minutos, Elvinho fez boa jogada pelo meio, se livrando de dois marcadores, invadiu a área e chutou forte, quase ampliando o placar para o América. Elvinho fez mais uma bela jogada aos 31, finalizando à direita do gol de Neto Martins. Aos 34, Wallace Pernambucano perdeu grande oportunidade de marcar o segundo do América. Ele recebeu cruzamento rasteiro de Mayco Félix, mas tocou para fora, à esquerda da meta do Camaleão do Vale. Um minuto depois, Mayco Félix ganhou a bola na área do Assu, passou pelo marcador e chutou forte. Neto Martins colocou para escanteio. Aos 37, Mayco Félix teve mais uma boa chance em jogada na grande área, mas a finalização foi desviada para escanteio. Fim de jogo: América 1 x 0 Assu. O Camaleão do Vale é a única equipe do Estadual que ainda não pontuou.

SANTA CRUZ DE NATAL 3 x 0 POTYGUAR CN

O Potyguar CN viajou à Natal para enfrentar o Santa Cruz no Frasqueirão. O resultado surpreendeu: 3 x 0 para os natalenses – que ainda não tinham pontuado no campeonato – diante de um time que havia dado trabalho para ABC e América – segurando o Alvinegro no primeiro tempo e vencendo o Alvirrubro na estreia. Os gols foram marcados por Maycon, Gustavinho e Matheus Bambu.

Aos 14 minutos do primeiro tempo, Maycon recebeu a bola, avançou e, de fora da área, bateu com categoria para inaugurar o placar. Ainda no primeiro tempo, aos 42, Gustavinho recebeu na direita, invadiu a área e chutou cruzado, marcando o segundo gol do Santa Cruz. No segundo tempo, aos 29, após cobrança de escanteio, Matheus Bambu cabeceou para marcar o terceiro gol e decretar a primeira vitória do Santa Cruz no Estadual. Fim de jogo: Santa Cruz de Natal 3 x 0 Potyguar CN.

POTIGUAR 0 x 0 GLOBO

Encerrando a terceira rodada, o Potiguar de Mossoró recebeu o Globo no Nogueirão e o placar não foi alterado. Com o empate, o Potiguar soma mais um ponto – chegando a 7 – e segue invicto, na segunda colocação. Já a Águia de Ceará-Mirim é o quarto colocado, com 4 pontos.

PRÓXIMA RODADA

19/01

América x Globo – 15h – Arena América

ABC x Potiguar – 20h – Frasqueirão

Potyguar CN x Força e Luz – 20h – Bezerrão

20/01

Santa Cruz de Natal x Assu – 15h – Frasqueirão

CLASSIFICAÇÃO

Fonte: Federação Norte-rio-grandense de Futebol