Rodada de abertura: ABC vence o Globo; América perde para o Potyguar

10/01/2022

Por: Zidney Marinho
Foto: Rennê Carvalho/ABC FC / Rick Oliveira

Foi dada a largada no Campeonato Potiguar 2022. Rodada cheia, a abertura teve quatro jogos. No jogo inaugural, o Força e Luz derrotou o Assu por 2 x 1, de virada. Em Natal, o ABC recebeu o atual campeão, o Globo, e venceu por 4 x 2, também de virada. O América foi a Currais Novos enfrentar o Potyguar e saiu derrotado por 3 x 2. Encerrando a rodada, o Potiguar venceu o Santa Cruz de Natal por 1 x 0, em Mossoró.

ABC 4 x 2 GLOBO

Reeditando a grande final do ano passado, ABC e Globo se enfrentaram neste domingo (9) pela primeira rodada do Estadual, no Frasqueirão, em Natal. O primeiro tempo foi muito movimentado e recheado de gols, terminando em 3 x 2 para o ABC. Logo aos nove minutos de jogo, Geovane cruzou a bola na área, Matheus Nogueira – goleiro do ABC –, falhou e a bola sobrou para Adílio que, com o gol escancarado, abriu o placar para a Águia. A vantagem não durou muito. Apenas cinco minutos depois, o ABC já estava na frente do placar. Primeiro, aos 12, Wallyson suspendeu a bola na área, Richardson cabeceou na trave e Allan Dias aproveitou o rebote para igualar o marcador. Aos 14, a bola sobrou para Jefinho na entrada área. O atacante alvinegro tentou ajeitar a bola para a perna direita, mas foi desarmado pelo zagueiro Mael. Para azar de Mael, a bola sobrou para Allan Dias, que estava adiantado. Allan chutou, André Zuba – goleiro do Globo – fez grande defesa, a bola bateu na trave e sobrou para Jefinho colocar o ABC na frente. ABC 2 x 1 Globo. Os jogadores do Globo reclamaram bastante da posição adiantada de Allan Dias, porém o árbitro da partida, Caio Max, considerou deliberada a ação de Mael na jogada, dando condição de jogo para o atleta alvinegro. A virada não desanimou o Globo. Aos 24 minutos, Rômulo lançou Adílio, que nem precisou dominar a bola para finalizar, marcando seu segundo gol na partida e deixando tudo igual. Três minutos depois, Wallyson cobrou falta de longe e quase enganou André Zuba, que colocou a bola para escanteio. Na cobrança, Allan Dias desviou de cabeça e a bola sobrou para Thallyson – em posição irregular – na pequena área, fazer o terceiro gol do ABC. Fim de primeiro tempo: ABC 3 x 2 Globo.

Na segunda etapa, aos 7 minutos, Rômulo chutou cruzado e Matheus Nogueira fez excelente defesa, se recuperando da falha no primeiro gol da Águia. No minuto seguinte, Wallyson foi lançado por Felipinho, mas chutou em cima de André Zuba. Aos 17, Wallyson cobrou falta lateral, a defesa do Globo afastou e a bola sobrou para Kelvin. Ele dominou a bola e deu ótimo passe para Thallyson, que invadiu a área e fuzilou a meta tricolor, fazendo seu segundo gol no jogo. Antes do término da partida, Matheus Nogueira ainda fez duas boas defesas, garantindo o resultado positivo para o ABC. Fim de jogo: ABC 4 x 2 Globo

POTYGUAR 3 x 2 AMÉRICA

De volta à elite do Campeonato Potiguar, o Potyguar estreou com o pé direito, diante do América. O Alvirrubro não era derrotado na estreia do Campeonato Potiguar desde 2013. A partida ocorreu no Estádio Coronel José Bezerra, o Bezerrão, em Currais Novos. O Leão do Seridó saiu na frente aos 8 minutos de jogo, com Thiago Potiguar cobrando pênalti. 15 minutos depois, o América chegou ao empate através do zagueiro Jean Pierre.

No segundo tempo, logo aos 3 minutos, Eduardo ganhou jogada na lateral, invadiu a área e bateu forte na saída do goleiro Samuel Pires, colocando o Potyguar novamente na frente. Mas a vantagem não durou muito. Aos 9, Thiaguinho carregou a bola pela esquerda e tocou para Willian Marcílio, que dominou e finalizou de perna esquerda, vencendo o goleiro tricolor. Potyguar 2 x 2 América. Aos 20 minutos, trapalhada da zaga americana na saída de bola. Depois do rebote, Xilú mandou para as redes, desempatando a partida. O Alvirrubro teve ainda grande chance de empatar a partida, aos 45 minutos. Após grande jogada de Araújo, ele finalizou, o goleiro Wallef fez defesa parcial e a bola ficou viva na pequena área tricolor. Antes da chegada de Wallace Pernambucano – que faria o gol – a zaga tricolor conseguiu afastar o perigo. Fim de jogo: Potyguar 3 x 2 América.

FORÇA E LUZ 2 x 1 ASSU

No Nazarenão, em Goianinha, a partida inaugural do Campeonato Potiguar teve o Força e Luz vencendo o Assu por 2 x 1, de virada. Aos 12 minutos de jogo, após linda jogada na área tricolor, Sidão colocou o Camaleão do Vale na frente. Demorou um pouco para o Força e Luz empatar. Somente aos 36 minutos, depois de cobrança de escanteio e falha do goleiro do Assu, o Time Elétrico conseguiu seu primeiro gol, através de Ewerton, de cabeça. A virada veio no início do segundo tempo, logo aos 3 minutos. Ketson recebeu na entrada da área, se livrou de dois marcadores e bateu forte na saída para vencer o goleiro. Fim de jogo: Força e Luz 2 x 1 Assu.

POTIGUAR 1 x 0 SANTA CRUZ DE NATAL

Na partida de encerramento, o Potiguar venceu o Santa Cruz de Natal por 1 x 0. O duelo ocorreu no Nogueirão, em Mossoró. O gol que decretou a vitória mossoroense foi marcado por Carlos Alberto, aos 32 minutos da etapa complementar. Após cruzamento da direita, ele cabeceou forte para vencer o goleiro tricolor e decretar a vitória do Potiguar.

PRÓXIMA RODADA (QUARTA-FEIRA – 12/01)

América x Santa Cruz de Natal – 15h30 – Arena América

ABC x Potyguar CN – 20h – Frasqueirão

Globo x Força e Luz – 20h – Barrettão

Potiguar x Assu – 20h – Nogueirão