Mini usinas de energia solar serão implantadas em escolas estaduais do RN

09/01/2022


Foto: Divulgação
O projeto-piloto, chamado de “Escolas Solares”, desenvolvido pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), irá transformar escolas públicas estaduais de 12 municípios do estado do RN em “laboratórios práticos de ensino” onde conceitos de física, geografia e matemática serão aprendidos com a ajuda de mini usinas de geração de energia solar.
 
As usinas serão implantadas em escolas estaduais de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Nova Cruz, Alto do Rodrigues, Macau, Pendências, Currais Novos, Mossoró, Apodi, João Câmara e Caicó, e terá investimento de R$ 1 milhão para implantação destas usinas como laboratórios didáticos.
 
A previsão é que este projeto tenha inicio ainda neste semestre, com a compra de equipamentos, capacitação das equipes envolvidas e instalação das primeiras usinas. O início dos experimentos com os alunos dependerá de calendários elaborados pelas próprias escolas.
 
Além de facilitar a compreensão de conceitos tradicionais estudados em sala de aula, o objetivo é usar as mini usinas de geração para aumentar a conscientização quanto ao uso racional de energia e reforçar a importância da sustentabilidade, em um momento de forte expansão do setor de energias renováveis e em que países do mundo inteiro, inclusive o Brasil, têm de aumentar a segurança energética e cumprir metas ambientais.
 
A iniciativa também prevê capacitação de professores durante o processo e a elaboração de uma cartilha para auxiliar a realização das aulas.