“A prefeitura não tem obrigação, mas tem a responsabilidade”, afirmou Cel. Marcondes

07/01/2022


 

Em entrevista ao jornal Potiguar Notícias, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (SESDEM) de Parnamirim, Cel. Marcondes Pinheiro, pontuou várias ações que foram realizadas pela secretaria no ano de 2021, entre elas, o efetivo da guarda municipal que, atualmente conta com 115 agentes e contabiliza mais de 2 mil ocorrências atendidas.


De acordo com o secretário de Segurança de Parnamirim, o armamento e as munições já foram adquiridas, e se espera a conclusão dos trâmites necessários para a liberação do uso desse material, ainda este ano, além de viaturas e motos que serão doadas pela Câmara Municipal. “Os próprios munícipes estão aplaudindo a eficácia dos nobres integrantes e guerreiros da nossa guarda municipal”, disse.


O Centro de Operações Especializadas (COE), monitora 286 câmeras 24h. Com a troca das lâmpadas para led, o trabalho do COE tornou-se mais eficiente. A modificação das lâmpadas resultou em uma redução de 27,6% na taxa de homicídio em Parnamirim, de acordo com dados do setor de estatísticas do Governo do Estado.


Coronel Marcondes ressaltou que 95% da estrutura da segurança pública do município é custodiada pela prefeitura. “A prefeitura não tem obrigação, mas tem a responsabilidade”, afirmou. Ao ser questionando quanto ao desvio do cajueiro realizado no último fim de semana, no qual gerou retenção no trânsito, o secretário afirmou que foi autorizado pelo Ministério Público a desfazer o desvio voltando o trânsito ao local anterior, no entanto outra estratégia está sendo avaliada, porém será realizada somente após o veraneio, tendo em vista a necessidade do desvio para preservação do Maior Cajueiro do Mundo.


Sobre as metas para 2022, o secretário pontuou a chegada das seguintes delegacias: a da Criança e do Adolescente e a de Plantão, vistas como prioridade para este ano.