Copinha 2022: saiba como estão os representantes potiguares na reta final de preparação

30/12/2021

Por: Zidney Marinho
Foto: Patrícia Oliveira / POA

Foto: Ricardo Duarte / SC Internacional

A Copa São Paulo de Futebol Júnior está de volta e já tem data marcada: 2 de janeiro de 2022! Este ano sua realização não foi possível por causa da pandemia do Coronavírus. Na última edição, em 2020, o campeão foi o Internacional.

O campeão da Copinha, maior e mais tradicional competição de categorias de base do Brasil, será conhecido no dia 25 de janeiro, como é feito tradicionalmente, já que a data marca o aniversário da capital paulista. Detentor da melhor campanha potiguar – quando chegou às oitavas de final em 2019 – o Visão Celeste não conseguiu vaga na competição para disputa em 2022. O RN será representado por ABC e Assu, respectivamente o campeão e o vice do Campeonato Potiguar Sub-20 deste ano.

ABC levantando a taça do Estadual Sub-20 / Foto: Rennê Carvalho / ABC FC 

Para a fase de grupos, primeira etapa da Copinha, os clubes participantes foram inseridos em 32 grupos de quatro equipes, cada. A cidade-sede – cidade pela qual os clubes realizarão seus jogos na primeira fase – do ABC será Jaguariúna, município localizado a cerca de 140 km da capital paulista. Já a cidade-sede do Assu será Diadema, município da região metropolitana de São Paulo, localizado a apenas 20 km da capital do estado. 

Os potiguares já conhecem seus adversários e terão enormes desafios, enfrentando, inclusive, grandes clubes da Série A do Campeonato Brasileiro.

ASSU

Inserido no Grupo 28, o Assu já se encontra em terras paulistas. O Camaleão do Vale está encerrando sua preparação na cidade de Itu, localizada a aproximadamente 110 km de Diadema, cidade-sede para os jogos de seu grupo. Segundo a assessoria de comunicação do clube, a delegação tem 36 pessoas, sendo 28 atletas. O deslocamento, feito de ônibus, iniciou no dia 21 de dezembro e durou três longos e cansativos dias de estrada. 

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação do Verdão, estar em São Paulo cerca de dez dias antes da estreia faz parte da estratégia de adaptação climática dos atletas para que seja feita uma boa preparação para as partidas.

O treinador do Assu, Raul Menezes, falou para o Potiguar Notícias a respeito da preparação da equipe para a Copinha: “chegamos na sexta-feira (24) aqui em Itu e, no dia seguinte, já iniciamos os treinamentos. Fizemos um amistoso contra o Flamengo de Guarulhos, pelo qual perdemos por 3 x 0, mas a nossa preparação vem sendo feita da melhor forma possível. A equipe tem apresentado bons apontamentos dentro dessa preparação. Apesar dessa derrota, sabemos dos nossos objetivos e estamos evoluindo bem. No domingo, viajaremos para Diadema, que é a nossa cidade-sede, onde vamos concluir a preparação para a estreia”, resumiu o treinador.

Foto: Patrícia Oliveira / POA

Na estreia, o Assu vai encarar o gigante Palmeiras, atual bicampeão da Copa Libertadores da América e sedento pelo seu inédito título de Copinha. Raul comentou sobre isso: “sabemos que o Palmeiras tem uma equipe extremamente forte e uma das melhores categorias de base do país. Não é à toa que nessa temporada eles chegaram nas finais estaduais em três categorias: sub-20, sub-17 e sub-15. Eles fazem um trabalho de excelência, mas nada é impossível. Com muito trabalho, dedicação, superação e fé, podemos conquistar algo grande. Estamos trabalhando forte para fazer uma grande apresentação diante deles”, afirmou o treinador. 

O meia Bobby considerou a partida entre Palmeiras e Assu como o “Jogo da vida!”. O jogador garantiu que não apenas ele, mas a equipe está “encarando essa estreia contra o Palmeiras como o jogo de nossas vidas. A visibilidade da partida vai ser enorme, então teremos uma grande oportunidade para nos destacarmos. Será um jogo difícil, mas vamos fazer o que sabemos e o que o treinador nos passar de melhor para que a gente possa fazer um bom jogo contra eles”, declarou o atleta.

Foto: Patrícia Oliveira / POA

O jogador de 20 anos é o destaque do Assu para a disputa da Copinha. Artilheiro do Campeonato Potiguar Sub-20 deste ano, Bobby comentou o que espera da competição: “É uma competição muito difícil, mas trabalhamos bastante no dia a dia para chegarmos aqui, onde seguimos focados no trabalho para essa Copinha, que vai ser uma grandiosa oportunidade”, afirmou.

Como a delegação do Assu viajou para São Paulo na terça-feira passada (21), os jovens atletas do Camaleão do Vale não passaram o Natal, nem passarão o Ano-Novo, no aconchego de suas casas ao lado de suas famílias. Bobby falou a respeito disso: “É uma situação difícil, mas estamos correndo atrás dos nossos sonhos e precisamos nos abdicar de algumas coisas. Infelizmente, neste ano, ficar longe da família nas festas de fim de ano é uma dessas coisas, mas Deus sabe de todas as coisas. Vai dar tudo certo.” 

Além do Palmeiras, o grupo do Assu conta ainda com Água Santa, clube local da cidade-sede, e Real Ariquemes/RO. A estreia da equipe potiguar contra o Palmeiras está marcada para a próxima quarta-feira (5), às 15h15.

Os jogos do Camaleão do Vale serão disputados no Estádio Municipal José Batista Pereira Fernandes, mais conhecido como Arena Inamar. Diante do Palmeiras, a transmissão ao vivo ficará por conta do SporTV, canal fechado do grupo Globo. Nas demais partidas, o torcedor poderá acompanhar ao vivo e gratuitamente na plataforma online Eleven Sports.

ABC

O jogo mais complicado para o ABC deverá ser diante do Red Bull Bragantino, clube que terminou o Brasileirão na sexta posição, assegurando vaga para a fase de grupos da Copa Libertadores da América do próximo ano. Além do clube de Bragança Paulista, o Alvinegro terá pelo caminho o Fluminense/PI – com quem faz sua estreia na próxima terça-feira (4), às 15h15 – e o Jaguariúna, clube local da cidade-sede. O ABC faz parte do Grupo 19. 

Em áudio divulgado pela assessoria de comunicação do clube para a imprensa, o treinador Gilmar Oliveira comentou sobre a preparação do ABC visando a Copinha: “nossa preparação vem sendo boa. Trabalhamos muito forte nessa semana. Do grupo que disputou o Campeonato Potiguar e a Copa do Nordeste, nove atletas ascenderam à equipe profissional, mas estamos esperançosos de que podemos fazer uma boa competição e conseguir bons resultados”, declarou Gilmar.

Foto: Luciano Marcos / ABC FC

De acordo com a assessoria de comunicação do Alvinegro, 18 ou 20 atletas serão levados para disputar a Copinha e a previsão é de que a delegação abecedista viaje para São Paulo no primeiro dia do ano. 

Todas as partidas do ABC na primeira fase serão realizadas no Estádio Municipal Alfredo Chiavegato e terão transmissão ao vivo e gratuita, através da plataforma online Eleven Sports.