Fativan Alves denuncia problemas na UBS de Parnamirim

14/12/2021


 

A vereadora Fativan Alves (PV) denunciou uma série de problemas nas unidades de Saúde de Parnamirim, durante seu discurso na 119ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal. A primeira denúncia foi relacionada a Unidade Básica de Saúde Suzete Cavalcante, em Nova Parnamirim que está sem atendente em sua farmácia e os medicamentos se acumulam no local.
 
“Após recebermos uma série de denúncias, nós fomos a UBS e lá nos deparamos com uma farmácia cheia de medicamentos, mas sem nenhum atendente para fazer o despacho. Outro ponto é referente a validade dos medicamentos, que estão com datas próximas do vencimento e entulhadas na farmácia. Não podemos permitir que estes medicamentos sejam jogados no lixo, enquanto outras unidades não dispõem”, informou a vereadora.
 
O segundo problema apontado pela parlamentar é a falta do receituário azul, que é exigido para a prescrição de medicamentos de uso controlado. Das 29 unidades de pronto atendimento, apenas oito dispõe do documento. Segundo os profissionais de saúde das unidades o material não é Secretaria Municipal de Saúde há um certo tempo.
 
“Gente, eu queria saber qual o problema da administração deste município. Se é falta de planejamento, de organização o de vontade mesmo. Falta este prefeito sair desta cadeira e voltar a andar por Parnamirim. Não existe controle, não existe planejamento. O ano vai fechar e a saúde parnamirinense acumula problemas”, criticou a vereadora.
 
E a terceira denúncia foi o roubo do compressor da Unidade Básica de Saúde do bairro Liberdade. O equipamento de que é responsável por fornecer o ar comprimido para os demais aparelhos possam funcionar. Enquanto a UBS de Passagem de Areia, nem dispõe do equipamento, que foi enviado para manutenção e não voltou mais. Já na UBS em Passagem de Areia II, tem compressor, tem os profissionais, mas faltam insumos.
 
“A situação já era ruim, agora está se agravando cada vez mais, pois não existe gestão de Saúde. Me pergunto o que a secretária de Saúde, está fazendo na cadeira dela, que não busca melhorar as condições das equipes. Parnamirim precisa de um choque nesta gestão”, comentou Fativan.
 
A vereadora irá realizar uma audiência pública na sede do legislativo municipal, nesta quinta-feira (16), às 9h, com os odontólogos de Parnamirim para discutir os problemas e buscar soluções para os problemas da categoria.