18ª edição do CINEOKA acontecerá próximo domingo

15/12/2021


Foto: Foto divulgação

 

      Acontecerá, no próximo domingo (19), às 14 horas, o projeto Cineoka do sítio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe em parceria com a Odara Produtora. No local, será exibido o documentário Terreiro (2021) dirigido e produzido por Beatriz Barros.

     O documentário apresenta o dia no terreiro durante uma das tradições do povo Pankararu. O povo Pankararu estão situados nas proximidades do Rio São Francisco, nos limites dos municípios de Jatobá, Tacaratu, e Petrolândia no estado de Pernambuco. Mesmo com séculos de perseguição, o povo Pankararu consegue manter seus traços étnicos vivos. Uma das marcas culturais é a prática religiosa do Toré e o ritual da corrida do umbu, festejo que acontece por quatro semanas entre fevereiro e março época de colheita desta fruta de grande valor para o povo.

            Além da exibição seguida de debates sobre o documentário, o Cineoka conta com outras atividades como rodas de peteca, exposição de artefatos e artesanatos indígenas, diálogos sobre as questões socioambientais e culturas indígenas, exposição fotográfica do ato Levante Pela Terra de Damião Paz (@pixoreh) e Fábio de Oliveira (@taangahara). O evento também contará com a apresentação musical de Mariano da Silva: Cantigas de violão, rabeca e Vós.

             A proposta do Cineoka é trazer questões referentes às culturas tradicionais indígenas, as etno histórias, costumes a fim de fortalecer, valorizar e difundir as identidades além da conscientização da preservação ambiental por meio da exibição de curtas e longas-metragens regionais e/ou nacionais e debates. São priorizadas produções realizadas por povos indígenas e tradicionais.

            O evento é aberto ao público de todas as idades, gratuito e com contribuição consciente. A programação será da seguinte forma: 14h30 – Recepção / 16h – Apresentação musical / 17h – Exibição do documentário e debates e 18h – Encerramento.

            Continuando com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), lembramos que a presença no espaço se faz do uso da máscara e higienização com álcool 70%.

            O sítio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe localiza-se na Rua Novo Paraiso S/N – Bairro Redinha na zona norte de Natal/RN. Informações podem ser obtidas nas redes sociais do Gamboa do Jaguaribe ou através dos contatos telefônicos: 84 998376368 (Fábio) ou 84 988380585 (Railda).

            O evento é aberto público e a contribuição é consciente.

             A contribuição arrecada será para custear a apresentação musical e produção do evento.

            Jaha Cineoka Kety! Vamos ao Cineoka!