Verstappen vence GP de Abu Dhabi e se torna campeão mundial de F1; Hamilton diz que foi manipulado

13/12/2021


Foto: Reprodução

 

A temporada da Fórmula 1 chega ao final no GP de Abu Dhabi consagrando Max Verstappen como campeão mundial. O título inédito encerra uma das temporadas mais disputadas da história da Fórmula 1 e quebra a hegemonia de Lewis Hamilton, que buscava seu octacampeonato.

O Circuito de Yas Marina se tornou o palco de uma corrida dramática. A disputa incessante entre Hamilton e Verstappen apresentaram o alto nível de competitividade do esporte. Roda a roda, os corredores deixaram para a última volta a decisão do título.

Após o acidente de Nicholas Latifi, da Mercedes, a bandeira amarela subiu e o Safety Car entrou na pista e a direção da prova liberou que os retardatários passassem os líderes. Com isso, o holandês Verstappen, que estava 11 segundos atrás de Hamilton, conseguiu diminuir a vantagem e entrar em disputa franca contra o britânico.

Vale ressaltar que Hamilton liderou 57 das 58 voltas da prova no Circuito, mas na volta final, após tocarem pneus, Verstappen conseguiu ultrapassar o britânico e se consagrar campeão mundial. "É inacreditável. A corrida toda tentei brigar por isso, e o que aconteceu foi inacreditável, é insano. Não sei o que falar. Agradeço a toda a minha equipe, os amo demais. Finalmente uma boa sorte para o meu lado", disse o holandês logo após o fim da corrida.

Tanto Verstappen quanto Hamilton chegaram à última corrida com 369.5 pontos. Mas o holandês, pole position na grande decisão, estava na frente por vantagem no número de vitórias, critério que só faria diferença na final caso os dois saíssem da pista. Ele terminou a temporada com 395,5 pontos, oito a mais que Hamilton.

Após a corrida, em áudio vazado, Hamilton disse para a equipe que: “Isso está sendo manipulado, cara”. A frase foi dita pelo heptacampeão mundial ainda durante a última volta da corrida em relação às decisões da direção de prova sobre o Safety Car e a passagem dada aos retardatários, o que permitiu que Max Verstappen ficasse no mano a mano com a Mercedes.

O último a vencer antes do tetra de Hamilton foi Nico Rosberg, em 2016, na época correndo pela Mercedes. Com a vitória, Verstappen se tornou o primeiro holandês a ser campeão da F1.

O resultado também não deixou que Hamilton se isolasse como o maior detentor de títulos da história da categoria. Caso tivesse vencido a corrida, o que esteve muito perto de acontecer, ele teria deixado para três a lenda Michael Schumacher, com quem está empatado com sete campeonatos vencidos.

O GP de Abu Dhabi foi a 22ª e última etapa da temporada 2021. A F1 retorna em 20 de março de 2022, com o GP do Bahrein, no Circuito de Sakhir.