Fim do Brasileirão: Grêmio rebaixado e Bragantino na libertadores

10/12/2021

Por: Jessyanne Bezerra
Foto: Reprodução/O Globo

 

Após passar 36 rodadas na zona de rebaixamento, o Grêmio carimbou de vez o passaporte para a Série B. Esta é a terceira vez que a equipe tricolor gaúcha cai para a segunda divisão. O Bragantino, por sua vez, garantiu vaga na Libertadores ao vencer o Internacional por 1 a 0, com gol nos minutos finais e empurrou o Fluminense para a pré-libertadores.
 
Em duelo válido pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio precisava não somente ganhar do Atlético-MG, campeão desta edição, mas também contar com a derrota de Bahia e Juventude. O tricolor de aço perdeu para o Fortaleza e confirmou seu rebaixamento. 
 
E apesar de ter ganhado da equipe mineira por 4 a 3, com gols de Diego Souza, Douglas Costa e Jaminton Compaz, o Grêmio viu o sonho de ficar na série A se exaurindo quando o Juventude, aos 45 do segundo tempo, marcar 1 a 0 de pênalti contra o Corinthians.
 
Com esse resultado, o time tricolor registra a sua terceira queda para a segunda divisão, repetindo os feitos de 1991 e 2004.
 
O Grêmio estava na zona de rebaixamento desde a segunda rodada do brasileirão e permaneceu lá até o fim do campeonato. A equipe gaúcha encerra sua participação na elite do futebol brasileiro e se junta a Bahia, Sport e Chapecoense rumo à série B.