Vereadores aprovam Plano Diretor de Macaíba

06/12/2021

Por: Rômulo Estânrley
Foto: Thiago Bernardo
 
 
Quando se fala em planejamento urbano, nenhum instrumento tem maior relevância do que o Plano Diretor. Mas, desde sua criação, muitos vêm necessitando serem reformulados. E foi justamente isso que o Município de Macaíba fez, no último dia 30 de novembro de 2021. 
 
Por unanimidade, a Câmara Municipal de Macaíba aprovou o novo Plano Diretor da cidade. Foi uma luta da sociedade macaibense, que vinha clamando por essa revisão. O projeto agora foi encaminhado para o Poder Executivo Municipal, para que o prefeito Emídio Júnior sancione a lei aprovada pelos vereadores. 
 
Há vários instrumentos que, de uma forma ou de outra, remetem ao planejamento de uma cidade, como o PPA (Plano Plurianual), LOA (Lei Orçamentária Anual) e o Plano de Metas. E o Plano Diretor faz parte desse planejamento, uma vez que prevê mudanças significativas para o desenvolvimento do município, entre eles a construção de edifícios de até 25 andares (antes só se podia com até um andar – 7,5 metros de gabarito, uma queixa de vários anos da sociedade local). Além disso, há previsão para criação de um novo distrito industrial às margens do Acesso Sul ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves.
 
Participando como delegado da comissão que elaborou o documento, representando o comércio local, o empresário lojista Janssen Cortês relatou que o Plano Diretor anterior vinha travando o desenvolvimento do município. E que agora, com essa revisão, vários setores serão beneficiados.
 
No ramo da construção civil, por exemplo, Macaíba está caminhando para o adensamento máximo, para crescer verticalmente, disse Janssen, acrescentando que o propósito maior do novo Plano Diretor é proporcionar uma melhor qualidade de vida para o cidadão.
 
Desde 15 de agosto de 2019, o novo Plano Diretor de Macaíba vinha sendo discutido pela sociedade civil organizada. Nesse percurso, houve várias reuniões técnicas e consultas junto a população macaibense, bem como a realização de audiências públicas.