BALANÇO GERAL DO VI COLÓQUIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO IFRN

02/12/2021

Por: Andrezza Tavares
Foto: Comunicação Social do IFRN

 

O evento sobre o campo da Educação Profissional mais tradicional do Programa de Pós-graduação de Educação Profissional (PPGEP) mais importante do país, aconteceu no período de 23 a 26 de novembro de 2021, no formato integralmente on-line. Sobre a configuração do VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional a produção do conhecimento em Educação Profissional, que, em 2021, teve como temática, em defesa do projeto de formação humana integral, seguem alguns números: conferências de abertura e encerramento, oito mesas temáticas, três sessões conversa, 156 trabalhos aprovados, 18 salas de comunicações orais e 1651 participantes inscritos.

Este ano o Colóquio abrigou o I Simpósio Franco-Brasileiro de Educação Profissional, com o tema "Diversidade e Bem-Estar na Educação Profissional". Com o apoio da Embaixada da França, o Simpósio visou reunir pesquisadores e estudantes falantes de língua francesa em torno de reflexões multidisciplinares sobre como levar em conta alguns aspectos da diversidade – especialmente aqueles relacionados ao gênero e à sexualidade, de forma interseccional – e o bem-estar dos sujeitos no âmbito da educação profissional.

Dentre o rico repertório da programação cultural apresentada, é preciso destacar a exposição virtual "Leituras do mundo em leituras da vida na obra de Paulo Freire", que conta com registros fotográficos e reflexões escritas por estudantes e professores do IFRN tendo como referência encontros marcantes com Paulo Freire e suas ideias. Na exposição, há também uma iconografia da vida de Freire. Para visitar, é necessário acessar o Portal de Notícias do PPGEP.

Outra atividade de alto impacto acadêmico que se desenvolveu foi a “Colóquio Divulga”, que está publicada no canal do Youtube do PPGEP. Esta ação representa um total de 13 produtos diferentes, entre livros impressos, e-books e produtos educacionais, os quais demonstram a inserção dos pesquisadores/autores no campo do conhecimento e a pujança produção em educação profissional no Brasil.

O evento socializou diversas atrações culturais que, em sua maioria, são frutos de projetos de extensão e de projetos integradores desenvolvidos no IFRN ou na UFRN, produtos da balbúrdia de educadores, todos servidores públicos federais, e de estudantes da rede federal. Tais atrações também se apresentam disponíveis no canal do Youtube do PPGEP.

Segundo a coordenadora do PPGEP, a Profa. Dra. Ana Lúcia Henrique, “no próximo ano, sairá, em edição trilíngue (português, francês e espanhol), um dossiê, na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, que trará o conteúdo das mesas temáticas e das conferências”. A professora destaca ainda que “para a realização deste colóquio tivemos o apoio do Campus Natal Central do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Embaixada da França no Brasil e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE)”.

A edição do Colóquio em 2021 consagrou a sua tradição cooperativa ao afirmar a desafiante produção do evento na versão on-line a partir de esforços fraternos e dinâmicos entre estudantes, professores e gestores do PPGEP. “A diversidade e a cooperação são marcas sempre presentes na organização do colóquio desde a sua concepção à sua execução”, afirma a coordenação geral do PPGEP.