Sebrae lança Prêmio Prefeito Empreendedor para gestores municipais do RN

05/11/2021


Foto: Moraes Neto
O Sebrae do Rio Grande do Norte lançou nesta quinta-feira (4) a décima primeira edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Governador Cortez Pereira, no auditório da instituição em Natal. O prêmio, lançado em parceria com a Federação dos Municípios do RN (FEMURN) e a Assembleia Legislativa do Estado, tem como objetivo reconhecer e divulgar gestores que tenham elaborado projetos e implementado ações, com resultados comprovados de influência para o surgimento, desenvolvimento e competitividade dos pequenos negócios em seus municípios. 
 
As inscrições para a etapa estadual Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Governador Cortez Pereira estão abertas até o dia 04 de fevereiro de 2022 no site https://www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br/. Cada município pode inscrever até dois projetos de categorias diferentes. Ao todo são oito categorias:  Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; Inovação e Sustentabilidade; Marketing Territorial e Setores Econômicos e Cidade Empreendedora na Pandemia. O evento de lançamento contou com a apresentação do empreendedor de economia criativa, Rian Razzani, um norte-rio-grandense de Extremoz que deixou a profissão de enfermeiro para se tornar mágico e arrancou aplausos da plateia, que teve 15 prefeitos e 33 representantes de prefeituras municipais.
 
O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, destaca que o prêmio estimula, reconhece e dá visibilidade às ações de prefeituras que apresentam resultados que impactam na modernização da gestão pública e no fomento ao segmento de pequenos negócios. “Os municípios que aderem ao prêmio e apoiam ações de empreendedorismo geram mais empregos e renda. Os vencedores desse prêmio comprovam isso, ao longo desses 20 anos do prêmio. A grande maioria dos empregos são gerados em empresas com menos de 10 empregados. Daí a importância de apoiarmos o empreendedorismo e os pequenos negócios”, afirma Melo.

O vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, lembra que o tema central do prêmio na décima primeira edição é “O desenvolvimento nasce e cresce no seu município” e que se reveste de um papel importante de trazer o reconhecimento de iniciativas empreendedoras dos gestores públicos municipais, à exemplo do ex-governador Cortez Pereira, que dá nome ao prêmio em nível estadual, que foi um grande gestor e empreendedor em prol do desenvolvimento do estado do RN. “A economia dos 167 municípios é movida por pequenos negócios. É fundamental entender que prefeitos e prefeitas têm um papel muito importante no fomento a esses negócios e no desenvolvimento local”, defende Itamar, lembrando que o RN já conquistou nacionalmente o Prêmio Prefeito Empreendedor, através dos municípios de Messias Targino (6ª edição) e Sítio Novo (9ª edição).

O deputado estadual Hermano Morais, que representou a Assembleia Legislativa do Estado, reconheceu a relevância do prêmio e lembrou as parcerias do Legislativo estadual com o Sebrae e o setor produtivo para aprovar projetos importantes como a Lei do Queijo, do Mel e da Economia Criativa, especialmente a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa do Rio Grande do Norte. “Os prefeitos têm, através de bons projetos, a oportunidade de impulsionar o desenvolvimento, refletindo na qualidade de vida da população e contribuindo para a valorização das pequenas e microempresas. Diante de uma economia combalida pela seca e pela pandemia, os gestores têm grandes desafios pela frente. É preciso muito trabalho e criatividade”, enfatiza o deputado, destacando a imagem do ex-governador Cortez Pereira, que deixou sua marca em vários segmentos da economia nacional.
 
Presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte, o deputado estadual, Kleber Rodrigues, declarou que a iniciativa do Sebrae, ao manter o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, é bastante louvável, sobretudo porque reconhece as grandes iniciativas e dá publicidade, compartilhando com outros gestores grandes ideias.” E por falar em empreendedor, o próprio prêmio já traz o nome de um grande gestor, que foi o ex-governador Cortez Pereira. Um homem visionário e, sem dúvida, inspirador para os administradores do tempo presente”, reconheceu Kleber.

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte – FEMURN, Anteomar Pereira (Babá), também prefeito de São Tomé, destacou o apoio do Sebrae aos municípios norte-rio-grandenses com projetos como o Cidade Empreendedora. “O estímulo ao empreendedorismo é fundamental para diminuir a pressão por emprego nos municípios. E o Sebrae tem tido um papel muito importante nas parcerias com a Femurn. Esse prêmio é um grande incentivo para os municípios apresentarem projetos inovadores e competitivos que possam beneficiar toda a comunidade”,  afirma Anteomar .
 
O evento contou com a participação dos dirigentes do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto (superintendente), João Hélio Cavalcanti (diretor técnico) e Marcelo Toscano (de Operações), o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Itamar Manso Maciel, do deputado estadual Hermano Morais, representando a Assembleia Legislativa do Estado, do Presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte, deputado estadual, Kleber Rodrigues, do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte – FEMURN, Anteomar Pereira (Babá), também prefeito de São Tomé.

O prêmio, que no Rio Grande do Norte leva o nome do ex-governador Cortez Pereira, destaca o papel do prefeito como protagonista do desenvolvimento municipal, ao criar condições e fomentar parcerias para o aprimoramento do ambiente de negócios e adotar medidas efetivas para o fortalecimento da economia, fomentando a geração de emprego, renda e arrecadação. Esta edição comemora os 50 anos do Sebrae, que serão completados em 2022, ano da entrega da premiação aos ganhadores, e os 20 anos do prêmio criado nacionalmente em 2001.

 

Fonte: Com informações da Agência Sebrae de Notícias