"Ciro falou verdades sobre Lula", diz comentarista da CNN

15/10/2021

Por: Otávio Albuquerque
Foto: contextoexato.com.br

 

Nesta sexta-feira, a jornalista Thaméa Danelon, no quadro "Liberdade de Imprensa", da CNN, fez uma análise sobre a polêmica instaurada entre os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT-CE) e Lula (PT). Durante a semana, o ex-ministro fez ataques reiterados à gestão de Dilma Roussef, além de ter declarado que o líder petista conspirou contra a presidente destituída no processo de impeachment.


De acordo com Thaméa, embora eventualmente pertençam ao mesmo partido ou compartilhem da mesma ideologia, os políticos podem divergir sobre questões das mais variadas instâncias. No que se refere aos ataques de Ciro contra Lula, a jornalista aponta que o ex-governador do Ceará acertou em alguns pontos, sobretudo quando ressaltou a proximidade do petista com as lideranças do MDB, os quais ajudaram na queda de Dilma. 


No que concerne aos casos de corrupção na Petrobras, a jornalista concorda com Ciro, tendo em vista que, segundo ela, a estatal foi de fato vítima de um assalto. “Mais de R$ 40 bilhões foram desviados da estatal. A própria Petrobras consignou nos seus balanços que foram pagos R$ 6 milhões em propina. Por isso, de fato, estou em acordo com Ciro Gomes de que possivelmente a intenção seria assaltar a Petrobras e outras empresas públicas, como a Caixa Econômica Federal e a Eletronuclear”, ressaltou a comentarista.


Por fim, a jornalista ainda relembrou as condenações de Lula nos processos da Lava-Jato, deixando claro que esse fato não pode ser esquecido pela população brasileira. “Lembrando também que Lula foi condenado em dois processos, em mais de 20 anos, pelas práticas de lavagem de dinheiro e corrupção. Mas, infelizmente, o Supremo Tribunal Federal anulou os processos. Entretanto, a anulação foi por questões processuais e não apaga todos os crimes de corrupção praticados não só pelo ex-presidente Lula, mas por diversos outros políticos e empresários”, concluiu Thaméa.