A Festa do Boi e o Sebrae

30/09/2021 00h36

Por: EVANDRO BORGES

A Festa do Boi e o Sebrae

 
 
A Festa do Boi do ano 2019 conseguiu interagir o agronegócio e a agricultura familiar pela participação governamental, contando com a EMATER, a SEDRAF e outros órgãos como o SEBRAE no espaço específico denominado “Terroir” contando com inúmeros expositores, mas, também, com a forte participação do artesanato, gastronomia do meio rural, e das Associações vinculados à criação de animais.
 
O Espaço “Terroir” uma expressão francesa que significa aproximadamente de terra e espaço agronômico, pois no ano de 2019 articulado pelo SEBRAE se deu ênfase na produção de queijo, mel de abelhas e gastronomia, contou com cursos, seminários, com uma frequência de público considerável, com direito a degustação e o trabalho de vendas a varejo e negócios realizados, mostrando as potencialidades, inclusive contou com a entrega da certificação  da queijeira artesanal da Fazenda Caju de Ceará Mirim. Foi de fato um sucesso.
 
A Festa do Boi do ano em curso ocorrerá nos dias 13 a 20 de novembro e os promotores do evento Marcelos Passos e Alexandre Chaves  da ANORC   já estiveram no Potiguar Noticias informando da realização e foram recebidos por Irandi Pinto, e novamente ficou firmado, mais um ano, a possibilidade da cobertura plena da festa agropecuarista.
 
O SEBRAE que atualmente preside a Comissão da Produção Orgânica (Cporc) junto a Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA vem dando excelentes contribuições uma delas, recente e decisiva para a institucionalização da Associação dos Produtores e Produtoras de Orgânicos do Estado do Rio Grande do Norte, como também, está apoiando a fixação do rastreamento da produção através “Qr cord” com a empresa de consultoria Fácil Empreendimentos. 
 
No último evento da Festa do Boi em 2019 se caracterizou como uma grande festa de oportunidades para todos os setores do campo, independente dos segmentos, tanto do agronegócio, principalmente os animais com exposições e leilões, maquinário, mas, também da agricultura familiar, com local próprio com animação da SEDRAF que contou com diversos expositores individuais, associações e cooperativas.
 
O SEBRAE voltará este ano articular o espaço “Terroir” e lançou edital para os interessados, “que contará com degustação e venda de produtos diferenciados que se destacam pela qualidade e valorização da cultura local, impulsionando os pequenos negócios e fortalecendo a gastronomia regional com foco nos produtos tradicionais, coloniais, típicos, regionais ou artesanais”.
 
Aos interessados o edital está disponibilizado através do seguinte endereço: www.rn.sebrae.com.com.br para download completo em https//bit.ly/sebrae-editais e o link de inscrição direto é https://forms.office.com/r/Zc1y4cntUQ.
 
A inscrição é primordial para a utilização do “Espaço Terroir” uma bela vitrine para oportunidades e negócios na Festa do Boi de 2021 no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim.
 

Autor: EVANDRO BORGES