Paulo Freire recebe título de Cidadão Natalense

17/09/2021


 
O educador Paulo Freire receberá o título de cidadão Natalense (post mortem) durante Sessão Solene, a ser realizada na próxima quinta-feira, 23 de setembro, as 19horas, no Plenário da Câmara Municipal de Natal. A homenagem é uma iniciativa do vereador Pedro Gorki (PCdoB), estudante de pedagogia da UFRN e militante estudantil.
 
Participam da sessão solene, a neta de Paulo Frente, Sofia Freire Dowbor e o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (de forma virtual).A governadora Fátima Bezerra recebeu a incumbência de receber simbolicamente a comenda.
 
Paulo Freire, Patrono da Educação brasileira é natural de Recifee iniciou as experiências do seu método pedagógico em Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1963, onde 300 trabalhadores rurais foram alfabetizados em 45 dias. No ano seguinte, Freire foi convidado pelo Presidente João Goulart e pelo Ministro da Educação, Paulo de Tarso Santos, para repensar a alfabetização de adultos em âmbito nacional.
 
Desde a adolescência, Freire se engajou na formação de jovens e adultos trabalhadores. Formou-se em Direito, mas não exerceu a profissão, preferindo dedicar-se a projetos de alfabetização.
 
Paulo Freire, que é filho de u natalense, inspirou e deu base pedagógica para o desenvolvimento Campanha de Pé No Chão Tambem se Aprende a Ler, histórica iniciativa de combate ao analfabetiso em Natal. Além disso, foi e Angicos/RN que o mundo conheceu o método freiriano de alfabetização.
 
Nos anos 50, quando ainda se pensava na educação de adultos como uma pura reposição dos conteúdos transmitidos a crianças e jovens, Paulo Freire propunha uma pedagogia específica, associando estudo, experiência vivida, trabalho, pedagogia e política.
 
Em 1964, estava prevista a instalação de 20 mil círculos de cultura para 2 milhões de analfabetos. O golpe militar, no entanto, interrompeu os trabalhos e reprimiu toda a mobilização já conquistada.
 
“A partir de sua prática nos círculos de cultura, Paulo Freire criou não apenas um método, mas uma proposta pedagógica que o tornaria conhecido no mundo inteiro, fundada no princípio de que o processo educacional deve partir da realidade que cerca o educando, com o objetivo de transformá-la”, ressalta o vereador na justificativa do projeto, destacando que os elementos fundamentais da filosofia educacional de Paulo Freire são “a consciência e o diálogo”.