22/06/2021
Por: Jessyanne Bezerra
O governo do Rio Grande do Norte criou nesta terça-feira (22) o Comitê de Investigação de Óbitos Covid-19 no estado. O órgão será responsável pela análise das mortes suspeitas pela infecção do novo coronavírus.
Até o mês de junho, o estado potiguar registrou um total de 1.410 mortes suspeitas pela doença, desde o início da pandemia. E ao todo, em números oficiais divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), 6.615 potiguares foram vítimas fatais do Covid-19.
O Comitê realizará suas reuniões semanalmente, às quintas-feiras, podendo haver convite para representantes municipais. A portaria entra em vigor enquanto durar a declaração de Situação de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional.
De acordo com o governo estadual, considerando o alto índice de contágio do novo coronavírus dentro do território potiguar, o comitê investigativo terá de analisar todos os óbitos suspeitos de Covid-19 no Rio Grande do Norte.
Constituição
O Comitê será constituído pelos seguintes membros lotados:
- Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Vigilância em Saúda da Secretaria de Estado da Saúde Pública
- Setor de Vigilância de Óbito (VO)
- Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS)
- Setor de Doenças Agudas
- Sistema de Informação de Mortalidade (SIM)
- Médicos certificadores.