"A violência doméstica é um problema de toda a sociedade", diz secretária

11/03/2021

Por: Redação PN

 

 

        Nesta quinta-feira, no jornal Potiguar Notícias - Primeira Edição, a jornalista Heloísa Macedo entrevistou Andrea Ramalho, Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Natal (SEMUL) e Presidente da Ação da Mulher Trabalhista, que falou sobre as atribuições do seu cargo, além de problemas sociais que atingem diretamente as mulheres, como o feminicídio e a violência doméstica.

         De acordo com a secretária, apesar das medidas sanitárias em relação à pandemia do covid-19, os atendimentos da secretaria permaneceram abertos, como o Acolhe Mulher, que é um serviço gratuito. Segundo ela, ainda, a Casa Abrigo do estado, que é um serviço de acolhimento institucional para mulheres vítimas de violência domérstica, recebeu um contingente feminino considerável no ano de 2020, o que remete a uma necessidade do aprimoramento dos serviços, que serão contemplados, conforme sua expectativa, em 2021.

         Em relação ao problema da violência doméstica, Andrea Ramalho ressalta: "precisamos que a sociedade entenda que essa é uma luta não apenas das mulheres, mas de todos. Nesse sentido, nós merecemos respeito, justiça e precisamos ter os nossos direitos assegurados. Ademais, não podemos ser ameaçadas com injúrias e calúnias, pelo simples fato de sermos mulheres. Em outras palavras, devemos mudar esse cenário atual de opressão, e isso só poderá acontecer mediante uma tomada de consciência por parte da população".

         No que se refere aos meios de denúncia contra os crimes contra as mulheres, a secretária orienta: "as denúncias podem ser anônimas. Na verdade, essa violência que impera nesta sociedade patriarcal ainda é legitimada, no sentido de que muitas mulheres compreendem esse comportamento como algo normal, o que torna nosso trabalho ainda mais difícil. Portanto, é necessário mudar essa situação de uma vez por todas", finaliza.

 

Para assistir à entrevista, acesse o link: https://youtu.be/bQn9a-rDvis