Andrezza Tavares concede entrevista especial para o Conexão Potiguar

03/03/2021

Por: Jessyanne Bezerra

 

Na edição especial do Conexão Potiguar em celebração do Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, programa Conexão Potiguar recebeu a Doutora em Educação (UFRN/2010), professora do IFRN e jornalista, Andrezza Tavares.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.

Muitas pessoas consideram o 8 de Março apenas uma data de homenagens às mulheres, mas, diferentemente de outros dias comemorativas, ela não foi criada pelo comércio - e tem raízes históricas mais profundas e sérias. “É um dia que potencializa nosso sentimento de justiça social, considerando que é um dia que traz um baú riquíssimo de memórias que estão relacionadas a toda mobilização e todo um engajamento de energias para podermos transformar o cenário mundial na questão das mulheres” afirmou a Doutora em Educação.

Hoje, a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo - aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. “Não é que a gente não queira receber flores, podemos receber flores, mas é um dia em que a gente precisa conceber ainda mais um momento de reflexão histórica, sociológica e antropológica” declarou a professora do IFRN, Andrezza Tavares.

No Brasil, dados referentes ao ano de 2020 segundo levantamento feito pelo G1, a cada 7 horas um caso de feminicídio é registrado no país e a cada 9 horas uma mulher é morta durante a pandemia. “Muitas mulheres já perderam seu direito de existir em nome de uma sociedade patriarcal, pautada na misoginia e pensar no dia da mulher é pensar em uma sociedade que derruba essas práticas de dominação e autoritarismo” afirmou a jornalista.

Para saber mais acompanhe a programação especial do dia da mulher na TV Potiguar Notícias com mais de 10 horas de entrevistas especiais, no dia 8 de Março. 

O jornalista José Pinto Júnior, fundador e diretor do portal Potiguar Notícias, é reponsável pelo programa Conexão Potiguar que vai ao ar, de segunda-feira a sexta-feira, às 6h. As entrevistas também estarão disponíveis na TV digital do Potiguar Notícias, às 6h30.