Governo retoma parceria com IFRN para desenvolvimento tecnológico

09/02/2021


 
 
O Governo do Estado renovou, na segunda-feira (08), o acordo de cooperação com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A parceria foi iniciada em 2019 e abrange ações da competência de cinco secretarias estaduais: Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Gestão de Projetos e Articulação Institucional; Administração e Recursos Humanos; Planejamento e Finanças; Desenvolvimento Econômico.
 
Entre as ações estão a transferência de tecnologia para a Secretaria de Administração implantar o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), a criação de aplicativos para a Sethas, com foco na gestão social, uma nova plataforma para a secretaria estadual de educação, além de capacitações para atividades produtivas como a fabricação de queijo.
O IFRN disponibilizará equipes técnica e de pesquisa, além de implementar, supervisionar, acompanhar, coordenar e fiscalizar a execução das iniciativas.
 
"É com alegria que retomamos esta parceria que vai promover a inovação e o aperfeiçoamento tecnológico em prol do fortalecimento do estado como um todo", afirmou a governadora, professora Fátima Bezerra. E acrescentou: "Estamos estreitando laços institucionais, aproveitando a expertise do IFRN, assegurando mais qualidade à educação profissional. Temos muitos desafios, entre eles o de ampliar a rede estadual de educação profissional no RN".
 
Fátima Bezerra informou que o Governo trabalha para instalar 12 novos centros de educação profissionalizante e para isso a parceria com o IFRN é fundamental. Ela destacou que os centros de formação profissional do Estado devem seguir o modelo do IFRN, que oferece cursos voltados para a realidade das regiões onde estão sediados.