Márcio Medeiros, presidente da APAD, esclarece sobre a Diabetes

03/02/2021


 

 

Em entrevista concedida ao jornalista Pinto Jr. no programa Jornal Potiguar Notícias, o presidente da Associação Potiguar Amigos dos Diabéticos (APAD), Márcio Medeiros, falou sobre a doença e o trabalho desenvolvido na associação.

Explicando um pouco mais sobre o cenário da Diabetes no estado, Márcio Medeiros declarou “temos aproximadamente 70 mil pessoas diabéticas no estado, porém, apenas 16% sabem que tem o problema” e acrescentou “somente 8 mil estão tomando a medicação adequada, e juntamente ao PROSUS, só 2 mil pessoas estão fazendo acompanhamento médico com os insumos e insulina”.

Esclarecendo sobre a doença, o presidente da Associação Potiguar Amigos dos Diabéticos afirmou “a diabetes tipo 1 acomete em pessoas mais jovens, o tratamento se dá pela insulina. A tipo 2 é presente em pessoas de mais idade e o controle ocorre pela medicação Metformina, que é de uso contínuo”

Em relação ao trabalho feito da Associação Potiguar Amigos dos Diabéticos, Márcio Medeiros declarou “no ano de 2020, tínhamos um trabalho social que levava informações para quem tem diabetes e também tinha a ajuda feita por trocas de insumos, auxiliando no controle da diabetes. Infelizmente, não temos mais a divulgação do trabalho devido a pandemia, tivemos que parar as reuniões, que eram justamente para debater essas questões”.

A diabetes é uma doença crônica e sem cura que ocorre quando há um excesso de açúcar (glicose) no sangue, ou seja, uma elevação na glicemia. Isso acontece porque as células do pâncreas não produzem insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou porque o organismo não consegue utilizar esse hormônio da forma correta (diabetes tipo 2). Para agir de forma preventiva, Márcio Medeiros alertou “Para a prevenção é justamente a questão da alimentação, do exercício físico e manter a regularidade”.

Para saber mais veja a entrevista acessando o link: https://youtu.be/II3fnWf3RHU