Lagoa D´Anta: Pesquisa mostra João Paulo na liderança para a Prefeitura

24/10/2020

Por: REDAÇÃO DO PN
 
Em parceria do Portal Potiguar Notícias e da V2 Data Pesquisas, foi realizada pesquisa de intenção de voto para prefeito e vereadores no município de Lagoa Danta.  Registro de pesquisa TSE sob nº RN-08194/2020.
 
A pesquisa mostra liderança tanto no cenário de pesquisa espontânea como estimulada (onde os números inclusive convergem), do candidato João Paulo Lopes.
 
O candidato João Paulo possui 51,11% das “intenções de votos de forma espontânea”, e a candidata  Taianni Santos, atual prefeita,  alcançou 42,22%.
 
A pesquisa mostrou que tanto na área urbana como na área rural o candidato João Paulo possui a maioria das intenções de voto (32,8%) e (18,3%) respectivamente.
 
A candidata que possui o maior percentual de rejeição entre os eleitores é Taianni (39,01%), sendo o maior percentual da área urbana (25,2%). João Paulo Lopes possui (32,84%) de rejeição.  A candidata Taianni recebeu 158 citações de rejeição no total, sendo (64,6%) da área urbana.
 
O candidato João Paulo recebeu 133 citações de rejeição no total, sendo (67,7%) da área urbana. O percentual do grupo de eleitores que não têm rejeição por nenhum candidato é de (25,19%).
 
CÂMARA
 
A pesquisa também mostrou a intenção de votos para a Câmara Municipal. Confira os 9 Vereadores mais votados:
 
Carlos Duarte - 16,9%
 
Jeovani - 6,91%
 
Heriberto - 5,93%
 
Daniele de Zimar - 4,94%
 
Marcio Sena - 4,69%
 
Adriana de Salete - 3,70%
 
João Paulo Campos - 3,70%
 
Renato Sena - 3,21%
 
Maura Matias - 2,96%
 
Iran Guedes - 2,96%
 
OBS: A lista tem 10 nomes porque Maura e Iran tem intenção de votos igual na nona colocação.
 
 
METODOLOGIA
 
Trata-se de uma pesquisa transversal e quantitativa pelo método de survey de opinião, que se realizou no período de 13 e 14/10/2020, onde foi aplicado um formulário semi-estruturado de forma direta por entrevistadores junto aos eleitores do município, com idade a partir de 16 anos. A amostra foi de 405 eleitores com 4,7% de margem de erro e 95% de nível de confiança.
 
A abordagem foi domiciliar, abordando eleitores selecionados por cotas de sexo e idade, representativos do universo de eleitores votantes no município de Lagoa D’anta – RN residentes na área urbana e na área rural.
 
 
A pesquisa teve margem de erro de 4,7% pontos percentuais e nível de confiança de 95%, em outras palavras, a margem de erro é o índice de variação dos resultados de uma pesquisa (as amostras devem ser responsáveis por diferenças de, no máximo 4,7% para mais ou para menos sobre os parâmetros estimados).
 
O nível de confiança representa a probabilidade de uma pesquisa obter os mesmos resultados se outro grupo de indivíduos em uma mesma população de eleitores fosse entrevistado, com uma mesma margem de erro. Na prática isso quer dizer que, se a pesquisa for aplicada infinitas vezes têm 95% de chance de apresentar os mesmos resultados (valores próximos) e 5% de chance de apresentar valores diferentes.