Prêmio nacional de literatura e cultura Franciacorta

08/09/2020

Por: Andrezza Tavares (IFRN)
Foto: Sandra Bandeira Nolli

O Adido Militar do exército brasileiro na Italia, o Cel. Santos Franco, particpou do Premio Nacional de Literatura e Cultura Franciacorta. O evento reservado aos jornalistas e convidados foi realizado no último sábado, dia 06 de setembro de 2020, às 15:30hs, no Castelo de Bornato-Cazzago San Martino, na Província de Brescia.

O evento belo e de alto nível cultural foi organizado por Mariuccia Ambrosini, presidente da Associação Cultural "In Vino Veritas". Trata-se de um prêmio nascido da vontade de uma rede de associações culturais, empresas brescianas e de outras localidades italianas que tem por objetivo valorizar o magnífico distrito geográfico enogastronomico da Franciacorta. O evento foi patrocinado pelo municicipio de Cazzago San Martino e pela Província de Brescia. Os participantes desfrutaram de um requintado buffet com degustações de vinhos e de produtos típicos. O vencedor literário foi o escritor Angelo Gaccione com a obra “O incendio de Roccabruna”. Este ano tivemos o imensurável prazer de representar o Brasil no Comitê de Honra Nacional graças a disponibilidade do Cel. Santos Franco que tanto fez para que não fosse disperdiçada a ocasião para falar sobre o nosso país e sobre a Força Expedicionaria Brasileira (FEB).

O lindo momento para a interlocução - Itália com Brasil contou com mais de 200 convidados reunidos num cenário cinematográfico no coração da Franciacorta entre colinas e vinhas. Numa poderosa fortaleza romana erguida para proteger a estrada que ligava Brescia à Bergamo. O evento representou ainda uma verdadeira conexão entre vinho, história, literatura e enogastronomia. O Comitê de Honra foi composto por ilustres participantes como a Condessa Maria Luisa Orlando, o Prefeito de Brescia Dottor Visconti, o sindaco de Cazzago San Martino entre outros escritores, jornalistas e operadores culturais. Dentre as Empresas destacamos a presença da Salumificio Aliprandi, Pastificio Nardi, Cissva, Pasticceria Bazzoli, Lucaffè. As Viniculas presentes foram Villa, Tenuta Ambrosini, Quadra, Castello Bonomi, Corte Aura, Marzaghe, La Fiorita, Bredasole, Montedelma, Demaldè, Massussi, La Torre, Priore, La Costa di Ome, Bonfadini, Rizzini, Monzio Compagnoni, Cascina San Pietro.

 

Fonte: Sandra Bandeira Nolli