Conselho de Psicologia debate os desafios da profissão diante da pandemia

20/08/2020


Foto: Rafael Ribeiro, presidente do CRP-RN / Foto PNTV
 
Para debater a Psicologia em tempos de pandemia, as possibilidades e desafios existentes no exercício profissional, o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-RN), realiza, entre 18 e 27 de agosto, a 18ª edição da Jornada da Psicologia. O evento é comemorativo aos 58 anos da profissão e será transmitido online, pelo canal do Youtube e Facebook do Conselho (abertura e encerramento).  A abertura do evento está prevista para às 19h. 
 
Atualmente, o Rio Grande do Norte possui, ao todo, 4.667 profissionais ativos, sendo que mais de 80% são mulheres. Como efeito da pandemia, muitos destes profissionais estão migrando para o atendimento online, tendo que readaptar a oferta dos serviços psicológicos e terapêuticos.
 
Em todo o Brasil, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) registrou de março à julho, mais de 83 mil solicitações de cadastros para atendimento online, superando todos os registros anteriores à pandemia. Os profissionais autorizados a realizar esse tipo de atendimento devem estar cadastrados na plataforma E-psi, do Conselho Federal de Psicologia.
 
“Somente no Rio Grande do Norte, o aumento na oferta de serviços psicológicos, por meio da Internet, cresceu de 2% para 20,4% desde o início da pandemia”, conta, Rafael Ribeiro, presidente do CRP-RN e psicólogo da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), da Prefeitura do Natal.
 
Ele explica que, para o Conselho, é um momento onde a profissão está sendo mais reconhecida, apesar de ainda precisar de mais valorização, principalmente nos serviços de assistência social e de saúde, onde o efetivo de profissionais ainda é insuficiente. “Se faz necessário um maior investimento por parte do poder público em políticas de saúde e assistência social, pensando na garantia dos direitos humanos e na saúde mental da população”, diz.
 
De acordo com Rafael, a tendência é de aumento do sofrimento psíquico da população, durante e após a pandemia devido a diversas situações como o contágio da doença, o luto pela perda de parentes e amigos, e ao desemprego que afetou a vida social e econômica da população. 
 
“É importante que em função das circunstâncias atuais, a população procure os serviços psicológicos, seja na rede pública ou privada, na modalidade on-line ou presencial, para que o cuidado em saúde mental seja qualificado e venha a diminuir sintomas de sofrimento mental”, finaliza Rafael Ribeiro.
 
Programação da Jornada de Psicologia
 
A programação da Jornada que debate os desafios da profissão, conta com profissionais atuantes em diversas áreas da psicologia. A maior parte dos eventos são fechados, mas conta com algumas atividades abertas ao público (confira). Posteriormente, as atividades com eventos fechados serão disponibilizadas no canal do Youtube do Conselho.
SOBRE O CRP-RN
 
O Conselho Regional de Psicologia da 17ª Região (CRP-17), é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma autarquia federal integrante do Conselho Federal de Psicologia (CFP) do Conselho Federal de Psicologia – CFP, dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia político-administrativa e financeira e instituída pela Lei Nº. 5.766, de 20 de dezembro de 1.971, com regulamentação do Decreto Lei nº 79.822/77.