Em assembleia, prefeito de Natal diz que cumprirá acordos com o Sinmed

03/07/2020


 
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, disse na noite da quinta-feira (2), durante assembleia realizada no Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte, que cumprirá os acordos firmados com a categoria. Estavam presentes o secretário de Saúde de Natal, George Antunes, a comissão geral de negociação e virtualmente, através da internet, os demais médicos.
 
De acordo com o prefeito, na próxima semana será paga a primeira parcela (de dezoito) referente ao mês de junho do atraso na implementação das gratificações dos médicos contratados a partir de 2018.
 
Também foi negociada a extensão da gratificação, implementada para a rede de urgência e emergência do Samu e UPAs, para todos as maternidades com obstetras, pediatras e anestesistas, hoje colocando suas vidas em risco em razão da Covid-19.
 
Uma comissão irá se reunir na próxima quarta-feira (8), com o objetivo de preparar um plano para equiparar os valores de todos os serviços de saúde, em seguida, o documento será entregue a Secretaria Municipal de Saúde.
 
Outra cobrança do Sinmed foi a implementação dos 10% de reajuste do salário previsto no plano para os aposentados e pagos desde o mês de abril para os ativos.
 
Sobre a pandemia, os médicos que atuam no programa Saúde da Família e nas UPAs reconheceram a importância da instalação do Centro de Profilaxia e Tratamento no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte, para atender a pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.
 
Os profissionais relataram uma queda no atendimento de pacientes com sintomas da Covid-19 e esperam que com a continuidade do tratamento precoce se caminhe para o controle da pandemia em Natal.