Transmissibilidade da covid-19 do RN registra queda

30/06/2020


 
O Coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), Ricardo Valentim, participou, no início da tarde desta segunda-feira, 29, da entrevista coletiva sobre as ações do Governo do Estado para enfrentar à covid-19. Segundo o professor, a taxa de transmissibilidade da covid-19 está em queda no estado há duas semanas, ficando próxima a 1. Ou seja, uma pessoa infectada transmite para apenas uma pessoa.
 
Outro ponto destacado por Ricardo Valentim, que também é integrante do Comitê Científico para enfrentamento à covid-19 no RN, foi a redução nas solicitações, no período de seis dias, das Unidades de Pronto Atendimento por novas vagas de UTI. “Ainda tem uma quantidade significativa, mas ela vem reduzindo de maneira gradual”, explicou o cientista.
 
Mesmo com esse cenário de dados considerados positivos, o coordenador do Lais reforçou que ainda é preciso manter a vigilância quanto ao isolamento social para o retorno a uma nova normalidade com mais segurança. Participaram ainda da entrevista coletiva Carlos Eduardo Xavier, secretário de Tributação do RN, e Petrônio Spinelli, secretário adjunto de Saúde Pública do RN.

Fonte: Ascom/Lais