Igreja Católica suspende missas com presença de público em todo o RN

19/03/2020


 
A Igreja Católica do Rio Grande do Norte decidiu suspender por tempo indeterminado todas as missas com presença de fiéis. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (19) pelos bispos diocesanos.
 
A medida segue recomendações das autoridades de saúde pública e tem objetivo de evitar a transmissão do Covid-19 junto aos fiéis católicos.
 
O bispo dom Mariano Manzana, da Diocese Santa Luzia de Mossoró, fez o comunicado em entrevista coletiva à imprensa.
 
Veja na íntegra o comunicado encaminhado a população católica do Estado:
 
A Província Eclesiástica de Natal, formada pelas dioceses de Caicó, Mossoró e Natal anunciam novas recomendações para os paroquianos, por causa do avanço do Coronavirus e em respeito ao decreto governamental.
 
São elas:
 
Ficam suspensas, por tempo indeterminado, todas as Celebrações Eucarísticas com a participação do povo, inclusive nas capelas, santuários e casas de consagrados que se encontram nos territórios da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Mossoró e de Caicó;
 
As missas, especialmente, no Dia do Senhor, sejam celebradas, a portas fechadas, na Igreja Catedral e na Matriz de cada paróquia, com uma reduzida equipe de celebração, sendo transmitidas, ao vivo, pela internet e/ou por emissoras de rádio.
 
Os féis poderão ainda assistir às missas pelas emissoras de TV de inspiração católica; As Conssões sejam realizadas somente em caso de real necessidade, tomando os devidos cuidados, assim como o Sacramento da Unção dos Enfermos e a Celebração das Exéquias; No tocante às celebrações do Sacramento do Matrimônio e do Batismo, recomendamos que sejam transferidas para um tempo oportuno. Não sendo possível a transferência de Matrimônio, seja celebrado em privado, com reduzido número de pessoas;
 
As Igrejas Matrizes e as Secretarias Paroquiais funcionarão em horário especial, a ser denido pelo pároco ou administrador paroquial; O Decreto que entra em vigor a partir desta sexta (20) ainda sugere que que os templos permaneçam abertos para que os éis que quiserem possam fazer as suas orações particulares, respeitando as normas sanitárias já dispostas. Principalmente aos idosos e o público de risco, a se manterem em suas casas como uma medida protetiva, em espírito quaresmal de oração e penitência.
 
“Que Maria, Saúde dos Enfermos, nos acompanhe neste tempo de graça e conversão rumo à vitória da Páscoa. Dado e passado na Cúria Metropolitana de Natal, em comunhão com as suas dioceses
sufragâneas, no dia 19 de março de 2020, solenidade do glorioso São José, patrono universal da Igreja”, rogam os bispos Dom Jaime (Natal), Dom Antônio Carlos (Caicó) e Dom Mariano (Mossoró).
 
PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE NATAL
 
Arquidiocese de Natal
 
Diocese de Mossoró
 
Diocese de Caicó
 
Tags: Igreja Católica bispo dom Mariano Manzana Mossoró