FIART presta homenagem aos Mestres durante abertura oficial

28/01/2020

Por: Redação PN
Foto: Divulgação
A abertura oficial da 25ª edição da Feira Internacional de Artesanato – FIART aconteceu na noite desta segunda-feira (27), no Centro de Convenções de Natal, com a presença da Governadora Fátima Bezerra, autoridades e os homenageados da Comissão Norte-Rio-Grandense de Folclore.
 
Para reconhecer a importância dos 72 anos de trabalho dedicado ao folclore do Rio Grande do Norte, a 25ª edição da Fiart resolveu homenagear a Comissão Norte-Rio-Grandense de Folclore, que realiza trabalhos de pesquisa documentação e estudos na defesa e divulgação dos costumes potiguares.
 
Ao todo foram treze homenageados que receberam a Comenda das mãos da Governadora Fátima Bezerra e do poeta e escritor Diógenes da Cunha Lima.  Foram eles: Mestra Dona Helena – Pastoril Estrela da Manhã – Vila de Ponta Negra; Tiquinha Rodrigues – Rabequeira; Mestre Glaucio Teixeira – Congos de Combate São Gonçalo do Amarante; Mestre Dedé Veríssimo – Boi Calemba Pintadinho – São Gonçalo do Amarante; Mestre Fanico – Bambelo da Alegria – São Gonçalo do Amarante; Mestre Sergio Marques – Zambe Herdeiros de Zumbi – Sibauma; Mestre Pedro Correia – Congos de Calçola – Vila de Ponta Negra; Mestre José Lourenço – Damas de Reis de Baile – Santa Cruz; Mestre Zé Cândido – Boi Pintadinho – Pedro Velho; Mestre Arlindo Ferreira – Boi Pintadinho – Pedro Velho; Mestre Severino – Coco da Vila – Vila de Ponta Negra – Natal; Mestre Geraldo – Zambe de Tibau – Tibau do Sul e Severino Vicente – Pesquisador do Folclore Potiguar.
 
Durante a solenidade, a governadora ressaltou a importância da valorização do artesanato, do folclore e da cultura, afirmando o apoio do Governo do Estado.  
 
Nesta terça-feira (28), das 16h30 às 18h30, terão início as Oficinas de Artesanato, tudo gratuito, no Salão de Artesanato.
 
A FIART tem como patrocinadores e parceiros o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Sebrae/RN e Prefeitura de Natal. Toda a programação cultural será realizada com o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Unimed Natal e Luck Receptivo. Organização Espacial Eventos.