Jovem potiguar atleta do CEPE é destaque nacional na natação paralímpica

10/11/2018

Por: Redação PN
Foto: Conexão Potiguar
O Esporte Potiguar do Rio Grande do Norte recentemente ganhou mais uma grande promessa. O atleta do Clube de Empregados da Petrobrás (CEPE/Natal), Adenilson dos Santos Duarte conquistou recentemente, no mês de outubro, o 3º lugar de sua modalidade no 1º Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica. 
 
Adenilson concedeu entrevista nesta quarta-feira (07) para o Conexão Potiguar e contou um pouco de como foi a disputa que ocorreu no CT Paralímpico, em São Paulo/SP e sobre a sua trajetória. Ele obteve 3° Lugar nos 100m Livre 58"74 e 200m Livre 2'17"41.  Com isso, foi considerado o melhor Jovem nas duas provas de sua categoria (entre 15 a 20 anos), alçando também medalhas de honra ao mérito.
 
Ele disse que quando estava disputando a competição, pensou que “é muito bom eu, jovem, estar aqui nesse evento enorme que é o evento paralímpico brasileiro. Aí eu fui para minhas provas e foi tudo tranquilo com o professor orientando como é que ia ser”. Além disso, conta que fez uma pequena oração antes de entrar na água e foi por isso que conquistou o título.
 
As maiores dificuldades que enfrenta estão na aquisição de material, conta o atleta. Atualmente, recebe apoio da Fundação Miriam Câmara Leite e Prefeitura de Parnamirim.
 
Adenilson possui deficiência intelectual da classe S14. E tem quase o mesmo rendimento de um atleta convencional já que não afeta sua parte física ou fisiológica. 
 
“Nós temos que ter uma preocupação de como passar a informação para esse atleta por conta da resposta neuromotora. Então, dependendo de como passamos essa resposta para esse atleta, ele responde de uma certa forma dentro da piscina. Então essa é uma preocupação maior”, conta o treinador de Natação do Clube de Empregados da Petrobrás (CEPE/Natal), Carlos Paixão, que acompanha a rotina do Adenilson.
 
“O trabalho vem sendo monitorado a cada tiro, a cada exercício que ele faz para que não comprometa tanto no desenvolvimento da prática de natação para ele”, completa.
 
Perfil
 
Ainda criança, o jovem treinava atletismo e já era destaque, chegou até a conquistar medalhas na modalidade esportiva. Apesar disso, o interesse pelas piscinas surgiu quando começou a ver vídeos de outros atletas nadando. Com isso, conheceu Vice-Presidente da Fundação Miriam da Câmara Leite, Wilma Farkatt, que o instruiu no esporte.