Trump: Muro na fronteira porque México é um dos países com mais crimes no mundo

28/08/2017


Foto: Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou neste domingo, 27, que o país precisa erguer um muro na fronteira com o México porque este é o país com mais crimes no mundo.

"Com o México sendo uma das nações com mais crimes do mundo, devemos ter o muro. O México pagará por ele mediante reembolso/outros", escreveu o republicano em sua conta no Twitter.

Trump vive uma verdadeira batalha para conseguir que o Congresso aprove recursos para a construção da barreira, uma tarefa nada fácil em razão da oposição dos democratas e de alguns congressistas republicanos que representam Estados da fronteira.

O presidente ameaçou provocar uma paralisação parcial do governo se o Congresso não autorizar recursos para construir um muro com o México. Neste domingo, Trump voltou a afirmar que o país pagará posteriormente pela conta, sem dar mais detalhes.

Além disso, o líder americano perguntou aos 36,8 milhões de seguidores no Twitter se deve continuar negociando com México e Canadá o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). "Estamos no Nafta (o pior acordo comercial já realizado) com México e Canadá. Sendo ambos muito difíceis, deveríamos encerrá-lo?", questionou Trump na rede social.

No início da semana, durante um discurso em Phoenix, no Arizona, o presidente disse que "provavelmente" sairá do grupo por considerar que tem poucas condições de chegar a um novo acordo com Canadá e México, país que, segundo Trump, prejudicou excessivamente a indústria americana. Para o governo mexicano, as declarações de Trump são uma simples estratégia de negociação.

Fonte: O Estado de S.Paulo