"Nosso foco é resultado corporativo, mas trabalhamos o ser humano"

10/11/2016

Por: José Pinto Junior
Foto: Tiago Rebolo
Qual é a essência do serviço oferecido pela Dale Carnegie?
Muitas pessoas me perguntam se o nosso trabalho é focado em ajudar as pessoas a falarem melhor em público ou em desenvolver melhores relações humanas. Costumo dizer que isso é parte do que nós fazemos. Nós também ajudamos as pessoas a melhorarem a sua comunicação, mas no intuito de ajudar as empresas a terem melhores resultados por meio de um melhor desempenho de profissionais. Ajudamos empresas e profissionais a conseguirem os resultados que eles querem, atingindo seus indicadores, gastando menos energia em menos tempo. Para que isso aconteça, às vezes, se faz necessário falar melhor e ser mais habilidoso com pessoas.
 
Quais os desafios de ser uma empresa de vanguarda?
O fato de sermos, provavelmente, a mais bem sucedida empresa no ramo de processos de treinamento no mundo inteiro - afinal, são 104 anos de atuação, 3.000 instrutores, mais de 80 países atendidos e padrão de qualidade ISO 9000-2008 - acabou nos tornando uma das mais copiadas na área de treinamento. Este é o desafio. No entanto, nos reinventamos e nos baseamos em princípios - não em técnicas elaboradas por um teórico, e sim em constatação daquilo que funciona nos negócios e na vida das pessoas.
 
Um dos diferenciais da Dale Carnegie é o padrão de qualidade dos treinamentos. Como funciona a formação dos Instrutores?
É uma pergunta comum de nossos clientes. Buscamos pessoas que são bem sucedidas no que fazem. Não vem ao caso saber se elas têm posições hierárquicas importantes em suas empresas ou não. São profissionais que fazem bem feito o que fazem e, assim, prosperam. São preparadas por nós por um longo período, até que tenham condições de serem referência nos materiais que a Dale Carnegie apresenta e que tenham caráter ilibado. Eles passam por uma prova de fogo, pois temos uma universidade própria para a formação dos instrutores. Nós não buscamos profissionais prontos no mercado, nós preparamos as pessoas para que trabalhem e tenham o padrão internacional Dale Carnegie.
 
Como os treinamentos Dale Carnegie ajudam na estratégia dos clientes?
Temos acompanhado de perto o que acontece no cenário mundial e hoje somos centrados em engajamento. Um dos maiores desafios e estresses do empresário/gestor é fazer com que sua equipe se comprometa com os objetivos do negócio. A geração atual é volátil, muda muito de emprego, pensa muito em suas próprias necessidades. Acaba não criando raiz e isso prejudica planos de negócios. Nós ajudamos esses profissionais a compreenderem que seu desenvolvimento na carreira depende de mais responsabilidade, de mais compromisso com o negócio. Nós ajudamos os diretores das empresas a construírem e solidificarem suas próprias equipes.
 
Qual é o foco da empresa?
Hoje nosso foco é resultado corporativo. Cada participante de nossos treinamentos têm um plano individual de melhoria para seus negócios, não é somente um trabalho de desenvolvimento pessoal.